Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ano letivo na UFPR começa com acolhimento dos calouros em Curitiba e no Interior; campus Toledo inaugura prédio

 

Os alunos de Medicina de Toledo foram recebidos no novo prédio do campus, que começou a operar hoje. Imagem: Campus Toledo.

O ano letivo se iniciou, oficialmente, na UFPR. A partir desta segunda feira, dia 19,  começa o período de recepção aos calouros de 2018 de todos os cursos da universidade, que contará com diversas atividades de integração e de acolhimento dos novos alunos. Um dos destaques da volta às aulas ocorre em Toledo, onde funciona o curso de Medicina, que inaugurou um prédio cinco vezes maior que a sede anterior.

As programações da semana de recepção aos calouros são organizadas por Diretórios, Centro Acadêmicos e pelos próprios alunos dos cursos. Neste ano, os calouros também participam de ações solidárias, como doações de alimentos e até doações de sangue. A programação completa da semana pode ser consultadas no site da Prae.

Novo prédio em Toledo

O Campus Toledo começou o ano letivo em novo prédio. Com nove mil metros quadrados, o local tem dois blocos interligados e três pavimentos, com salas de aula, laboratórios, centro de simulação e outras unidades didáticas. Em junho, serão entregues mais 850 metros quadrados, onde irão funcionar o refeitório e as salas dos professores.

Às 9 horas, ocorreu um culto multireligioso com calouros e professores. E às 10h30, houve falas de boas-vindas feitas por coordenadores de curso e pelo empresário Luis Donaduzzi, presidente da Biopark, empresa responsável pela obra do novo Campus. Os alunos ainda foram recebidos por docentes e técnicos da UFPR e acompanharam palestra sobre “Diretrizes Curriculares e o Projeto Pedagógico” de Medicina em Toledo, com a diretora da unidade, professora Cristina de Oliveira Rodrigues. E, ainda, uma explanação do coordenador do curso de Medicina da UFPR, professor Edson Tizzot.

Os 30 alunos aprovados no Vestibular 2017/2018 para o 1º semestre serão incorporados ao curso, que tem duração de seis anos. Além do espaço, os estudantes têm aulas de campo em unidades de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), ambulatórios de especialidades e no hospital filantrópico da cidade.

Setor Palotina

No Campus Palotina, os calouros dos oito cursos de graduação foram recebidos por veteranos, professores e técnicos em uma programação voltada para o conhecimento dos serviços da UFPR, do Centro Acadêmico (CA), da Biblioteca do Setor, da Coordenação do Curso, da Agência Internacional (ARI) e do Diretório Central Estudantil (DCE).

Amanhã de manhã (dia 20), os alunos terão atividades de integração e de solidariedade. A partir das 16 horas, será promovido o Banho de Lama de Palotina, organizado pelo DCE, que terá apresentações de bandas. O evento foi pensado para os alunos que não puderam participar do tradicional Banho de Lama no Campus Agrárias em Curitiba, por causa da distância entre as duas cidades.

Setor Litoral

No Setor Litoral, as atividades vão acontecer pela manhã e à noite. A semana inteira será destinada a palestras e a conversas com equipes que representam as entidades da UFPR, entre elas o DCE, os Centros Acadêmicos e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Haverá, ainda, a apresentação de projetos de pesquisa e de extensão.

Na sexta feira, 23, haverá o encerramento da semana de recepção, que contará com a presença da Banda The Fanchas. Às 20h30, acontece a apresentação da peça “O conto das contas”, no auditório do setor.

Em Curitiba

Os estudantes estrangeiros também foram recepcionados calorosamente pela UFPR. Imagem: Samira Chami Neves.

Nos campi de Curitiba, a semana de recepção dos calouros também será marcada por palestras, workshops e bate-papos sobre diversos temas. Os alunos serão recebidos por coordenadores e professores dos cursos, que explicarão o funcionamento da universidade. Os estudantes estrangeiros também tiveram uma recepção especial, hoje, no prédio histórico.

Hoje, no Campus Juvevê, os alunos dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda foram recepcionados pelos veteranos, que participaram de atividades de integração entre os alunos.

No curso de Gestão de Informação, no primeiro dia do ano letivo, houve a pintura das paredes do Centro Acadêmico. Já o curso de Direito aborda a temática dos 30 anos da Constituição Federal da República, que trará palestras sobre os desafios enfrentados pela crise político-jurídico do país.

Na quarta feira (dia 21), às 10h, no auditório do campus Juvevê, haverá a posse da nova diretoria do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod), A nova chapa é composta pela professora do curso de Relações Públicas, Regiane Ribeiro como diretora, e pela professora do curso de Artes Visuais, Stephanie Dahn Batista, como vice.

Na quinta feira (dia 22), os alunos de Artes Visuais irão participar de um tour em museus de Curitiba junto com veteranos e guias dos museus. O evento começa às 10h da manhã e irá passar pelo Solar do Barão, Museu de Arte da UFPR e Museu Oscar Niemeyer.

Na sexta feira (23), os cursos finalizam a semana com confraternizações entre os alunos. No Sept, acontece um piquenique entre alunos e professores no ginásio do campus.

Serviços da UFPR

Os alunos da UFPR podem contar com diversos serviços da instituição na volta às aulas. A universidade disponibiliza o Intercampi, ônibus gratuito para estudantes que precisam se locomover entre os campi, e o Restaurante Universitário (RU), que voltou a ter todas as suas unidades funcionando normalmente com o início das aulas. O RU oferece as três refeições diárias, com o café da manhã custando R$ 0,50 e almoço e janta custando R$ 1,30. Os horários do Intercampi podem ser consultados no site da Centran.

Os alunos que possuem fragilidade financeira e os estrangeiros também podem contar com os programas de assistência estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que já estão disponíveis no site.

Por Pedro Macedo

 

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...