Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos podem se inscrever para monitorar ações junto a estudantes estrangeiros

Alunos da UFPR interessados em maior aproximação com culturas internacionais têm um novo tipo de oportunidade dentro da Universidade. A UFPR lançou, no último mês, uma iniciativa diferenciada com o objetivo de incluir ações mais efetivas de integração e socialização dos estrangeiros às comunidades brasileiras: o Integrar UFPR.

O projeto pioneiro chama alunos, professores e técnicos para melhor envolver estudantes intercambistas no dia-a-dia universitário, oferecendo oportunidades em quatro linhas de ação: Apoiar, Incluir, Acolher e Alojar. O Projeto entra em funcionamento já neste segundo semestre de 2014 e seu primeiro edital (ação Incluir) fica aberto até dia 30 de setembro.

Recepção a alunos intercambistas já ocorre na UFPR. Ideia é ampliar formas de acolhimento

Pela ação Incluir, haverá a seleção de monitores – alunos entre o segundo e o penúltimo semestre de graduação – para organização de eventos sociais e culturais com a participação de estudantes estrangeiros. Para isso, estão sendo ofertadas quatro vagas – uma para cada campus da UFPR na capital – com direito a bolsa e responsabilidade pelo fomento de atividades de interação. A seleção ocorrerá de 2 a 7 de outubro e o resultado será divulgado dia 10 de outubro.

Para fazer parte das demais ações do Integrar UFPR, alunos, professores e técnicos podem se inscrever a qualquer momento, pois uma das ideias do projeto é a formação de um banco de interessados.

A condução do Integrar UFPR é de responsabilidade da Assessoria Especial da Reitoria, que conta com apoio de equipe multidisciplinar de professores e alunos para avaliação e controle dos dados envolvidos, entrevistas e orientação aos participantes. “Para colocarmos o conceito do Projeto em prática, buscamos referência no que acontece, há muito tempo, em países europeus, onde a mobilidade estudantil é norma dentro das universidades. Temos a certeza de que, no cotidiano acadêmico, a qualidade de vida deve ser tão prioritária quanto a busca pela excelência acadêmica”, explica o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari.

Conheça o projeto.

Por Jaqueline Carrara

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...