Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos e professores podem avaliar cursos e disciplinas da UFPR

Já está disponível na internet o formulário para que professores e alunos da UFPR avaliem seus cursos e disciplinas. A avaliação foi aberta na última quarta-feira (03) pela Coordenação de Políticas de Avaliação Institucional de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e deve ser respondida online no endereço www.avaliacao.ufpr.br até o dia 15 de outubro. Estudantes podem avaliar cursos e disciplinas frequentados neste primeiro semestre, e professores, os cursos.

A ação faz parte da proposta de avaliação pedagógica dos cursos e busca ser educativa e reflexiva, visando ao aperfeiçoamento da qualidade do ensino. De acordo com a pró-reitora Maria Amelia Sabbag Zainko, obter a visão dos alunos e dos professores na avaliação dos cursos e disciplinas ajuda na identificação das situações problemáticas enfrentadas no cotidiano da comunidade acadêmica, bem como na introdução de medidas que levem ao seu enfrentamento.

“Cursos de capacitação docente passaram a ser ofertados para melhorar a didática de professores, apontada como um problema em avaliações anteriores. Também questões de infraestrutura deficitária – de equipamentos, laboratórios ou salas de aula – foram apontados em anos anteriores e vários cursos receberam recursos em dois editais para melhoria da qualidade social da graduação da UFPR”, explica a pró-reitora.

Editais lançados nos anos de 2011 e 2012 disponibilizaram R$ 5,9 milhões para oportunizar inovação metodológica em sala de aula, modernizar a infraestrutura, melhorar o acervo bibliográfico, entre outros. “Agora, a Avaliação deste ano propiciará identificar quais foram os impactos gerados por esses dois editais”, afirma a pró-reitora, lembrando que a ação é um processo contínuo. Assim como os editais lançados, a Avaliação é um instrumento que integra o Programa de Inovação e Qualidade Social da Graduação na UFPR, programa que tem ênfases voltadas à atuação do professor, do aluno e do técnico administrativo.

A avaliação
A Avaliação deste ano incluiu, pela primeira vez, a avaliação de disciplinas pelos alunos. “Você considera que aprendeu e se desenvolveu nessa disciplina de forma: Péssima/não se desenvolveu; Ruim/precária; Regular/razoável; Boa/adequada; Excelente/além das expectativas; Não se aplica/não sei opinar”. Esta é a primeira das 16 perguntas, que o aluno responderá no questionário. Os estudantes também responderão a perguntas sobre os conteúdos, carga horária, estrutura física, plano de ensino, metodologia, entre outras.

Já os questionários para professores e alunos responderem sobre os cursos têm 49 e 48 questões, respectivamente. Também incluem perguntas sobre infraestrutura, projeto pedagógico, espaços físicos, atividades formativas, culturais, atividades desenvolvidas em sala de aula, estágio, bibliotecas, laboratórios, autoavaliação, políticas institucionais, entre outros.

Amplifique-se até 15/10
Cartazes e banners sobre a Avaliação foram desenvolvidos por alunos do curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda da UFPR e estão divulgando a ação nos campi da Universidade. A mensagem principal incentiva a participação e o poder de mudança nas mãos do aluno: “A sua opinião pode mudar a universidade. Avalie a estrutura, estratégias de ensino, corpo docente e discente do seu curso. Sua voz gera transformação. Amplifique-se até 15 de outubro”.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...