Professores da rede pública municipal e estadual de ensino alternaram papéis e passaram a ser alunos no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O aprendizado obtido por meio da Segunda Licenciatura em Letras Alemão, do Parfor, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) trouxe a oportunidade de ampliar os conhecimentos na Alemanha. Em janeiro, 15 estudantes da primeira turma do curso foram à cidade de Leipzig, na Alemanha, onde permaneceram durante três semanas, para finalizar os estudos iniciados no Brasil. A iniciativa ganhou destaque com divulgação na Capes TV – uma equipe de Brasília veio a Curitiba gravar a atuação da UFPR no Parfor em fevereiro.
“Foi muito enriquecedor realizar o curso e ir à Alemanha tanto como professora [de educação básica] quanto como aluna [do Parfor na UFPR]. Senti qual é a situação em que o aluno se encontra quando aprende um idioma do zero e pude vivenciar uma cidade alemã”, disse Marcilene Machado Reinert, professora de inglês da Escola Municipal Plácido Xavier Vieira, em Joinville (SC).
O curso de Segunda Licenciatura em Letras Alemão começou na UFPR em 2016, é ofertado em Joinville (SC) e tem 57 alunos. A duração é de três anos e a proposta é que ao final dos estudos haja parte da formação na Alemanha. A primeira turma estudou no InterDaF, instituto de ensino de alemão para universitários vinculado à Universidade de Leipzig, durante três semanas, em janeiro. O curso alemão, a estadia e as passagens foram custeadas com verbas do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD) e da Embaixada Alemã, em Brasília, como uma forma de contribuir para a formação de professores de língua alemã e ampliação da oferta do ensino do idioma na rede pública de ensino básico. A UFPR, por meio da Segunda Licenciatura em Letras Alemão, do Parfor, mantém parceria com o InterDaF e a Universidade de Leipzig desde o início das atividades do curso.
Durante as aulas, os estudos contemplam tanto a língua alemã quanto metodologias e práticas de ensino, visando a formação de professores. Na Alemanha, os estudantes ainda participaram de dois workshops do Dhoch³, projeto de formação de professores na língua alemã oferecido por universidades da Alemanha.
Para a coordenadora da Segunda Licenciatura em Letras Alemão do Parfor na UFPR, Catarina Portinho Nauiack, a experiência foi muito gratificante, porque houve disciplinas de línguas e também pedagógicas. “Nossos alunos puderam se desenvolver na parte linguística e tiveram uma reciclagem das práticas profissionais, além de ter acesso à parte cultural. Levar nossos alunos para a Alemanha foi um momento muito especial no curso”, avalia.
Ela ainda destaca que o curso proporciona que professores de inglês na rede pública de ensino no Brasil também tenham fluência em outra língua. “Isso amplia a oferta de língua estrangeira nas escolas”, acrescenta Catarina. O primeiro coordenador da Segunda Licenciatura em Letras Alemão, em 2016, Paulo Soethe, concorda: “o curso viabilizou a participação dos docentes ainda durante o seu trabalho e oferece para secretarias municipais e estaduais [de Educação] a possibilidade da formação de professores multilínguas para o seu sistema sem necessidade de novas contratações”.
O Parfor na UFPR
O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Capes, visa induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não possuem a formação específica na área em que atuam em sala de aula.
A UFPR já ofertou, no Parfor, os cursos de Formação Pedagógica e de Segunda Licenciatura nas áreas de Ciências Sociais, Física, Música e Letras Alemão. Em janeiro, a Universidade formou 27 professores da educação básica nos cursos de Segunda Licenciatura em Ciências Sociais e em Física.
De acordo com o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra, a Universidade tem cerca de sete mil estudantes matriculados nos 40 cursos de licenciatura. Para ele, o papel básico dos cursos de licenciatura é formar professores da educação básica, desde as séries inciais até os cursos voltados para cada disciplina que compõe o currículo do ensino fundamental até o ensino médio. “Mas esse é o papel digamos funcional dos cursos de licenciatura. Acredito que eles têm um papel mais importante, que é trazer a reflexão sobre o ato educacional para dentro da própria instituição”, diz.
Por Chirlei Kohls
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Leia a matéria sobre a gravação de projetos da UFPR feita pela Capes TV:
Capes TV grava projetos de gestão da água e ensino da UFPR com foco no retorno da ciência para a sociedade