Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos de Engenharia Civil da UFPR ganham concurso nacional de concreto

Alunos recebem premiação
Alunos recebem premiação

A equipe de alunos de Engenharia Civil da UFPR foi a primeira colocada no 3º Concurso de Concreto Colorido Ecoeficiente (Eco-CC-2012). Este concurso é promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro do Concreto e tem como finalidade estimular os estudantes a se aprofundarem na área de novos materiais para a dosagem do concreto, pensando na estética do produto associado a altas resistências. A premiação ocorreu no 54º Congresso Brasileiro de Concreto, realizado no mês de outubro em Maceió.

Segundo o professor Marcelo Medeiros, do Departamento de Construção Civil, orientador do grupo, o concurso é um grande desafio, porque os alunos se empenham durante meses para pesquisas materiais e técnicas que possam elevar a resistência à compressão do concreto e associar isso à necessidade de produzir um concreto esteticamente interessante, com a incorporação de pigmentos (que tendem, em alguns casos, a diminuir a resistência do concreto) e à tentativa de reduzir bolhas de ar na superfície, produzindo um concreto com superfície lisa e com coloração homogênea. Além disso, neste ano, a comissão organizadora do concurso colocou mais um desafio, o de restringir o consumo de aglomerantes, material que se for utilizado em quantidade elevada inviabiliza a aplicação prática do produto.

O professor destaca ainda que desde 2010 orienta alunos para participação destes concursos. No total, foram 25 participantes e a grande maioria se motivou para pesquisas na área de materiais de construção. Atualmente, muitos são alunos de mestrado e pelo menos um já ingressou na carreira docente. “Creio que este seja um dos principais ‘efeitos colaterais’ dos concursos, gerar nos nossos alunos o incentivo, conhecimento, interação, senso crítico, gosto pela pesquisa”, observa ele.
A equipe vencedora é formada pelos alunos Aline Ferreira, Augusto de Paula Tufenini, Barbara Costa, Camila Valente, Franciele Dranka, Jennifer Cavalheiro, Lígia Real, Luan Souza, Marlon Garrido, Mauro Tavora, Natália Polegato, Paulo Veiga, Vitor Thomaz e Vitor Casagrande.

O grupo da UFPR conta com o patrocínio das seguintes empresas: JMalucelli, CR Almeida, Cassol Pré-Fabricados, Intertechne, Instituto IDD, Egel Engenharia e Grace, além de várias empresas apoiadoras.

 

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...