Ensino e Educação

Alunos de Comunicação Institucional e de Jornalismo ganham prêmios no Expocom Sul 2018

Superintendência de Comunicação Social     5 de julho de 2018 - 14h15

Com um trabalho sobre diversidade, respeito e aceitação, uma equipe do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional (TCI) da UFPR ganhou o primeiro prêmio na categoria videoclipe da Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom Sul 2018). A UFPR também obteve a primeira colocação na categoria Livro-Reportagem de Jornalismo, com o trabalho “A Justiça e a Gazeta do Povo”, produzido pelo aluno Kaype Daniel de Abreu dos Santos, do curso de Jornalismo.

A mostra aconteceu de 29 de junho a 1o de julho, em Cascavel, durante o Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul (Intercom Sul).

O prêmio de melhor videoclipe foi recebido pelos alunos Ana Claudia Prado, Lucas Barreira e Thayná Birsneck. Também integraram a equipe Juliana Vanile, Rodolfo Brenner e Luiza Sewo. Intitulado “Star”, o videoclipe foi produzido no quarto período do curso, sob a orientação da professora Flávia Bespalhok. A produção concorreu com mais quatro trabalhos de diferentes instituições de ensino públicas e privadas do Sul do País.

Os alunos Ana Claudia Prado, Lucas Barreira e Thayná Birsneck., integrantes da equipe que produziu o videoclipe Star. Foto: Divulgação

No total, quatro trabalhos de alunos de TCI foram aceitos no Expocom deste ano. Além do premiado, foram também apresentados os trabalhos: “A história de Maria” que concorreu na categoria Radionovela, desenvolvido pelas alunas Rosicler Ferreira, Eclerivan Figueiredo e Louise Zittel; “Concepção de embalagem sustentável para balas de banana de Antonina”, desenvolvido pelas alunas Juliana Dias Piastuch, Jéssica Cortiano e Laís Ponciano e que concorreu na categoria Embalagem; e pela categoria Projeto de Comunicação Integrada, o trabalho “Plano de comunicação: estratégias para posicionar a marca MadeiraMadeira”, desenvolvido pelas alunas Carla Carvalho e Keila Cassiane Boganika.

Além do prêmio Expocom, o evento tem o Intercom Jr., um espaço no qual acadêmicos apresentam suas pesquisas relacionadas à comunicação derivadas de projetos de iniciação científica. Neste evento, a aluna Juliana Dias Piastuch apresentou o artigo “O jornal mural como forma de integração e interdisciplinaridade na universidade”, que escreveu em parceria com Laís Ponciano de Andrade, com orientação dos professores Juliane Martins, José Elmar Feger e Ana Carolina de Araújo Silva.