Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Agência Escola de Comunicação vai reforçar formação de alunos e divulgação da produção da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     14 de setembro de 2018 - 16h36

Alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Comunicação, Artes Visuais, Design, Música e Gestão da Informação da UFPR têm a partir de agora um novo espaço para aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas e pesquisas e reforçar a experimentação. É a Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural, lançada oficialmente na noite de quinta-feira (13).

Concebida em conjunto pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e pela Superintendência de Comunicação (Sucom), a agência nasce com dois propósitos principais: incrementar a formação dos estudantes e ampliar a visibilidade da UFPR perante a sociedade.

“A ideia é aproveitar as competências internas, que são muitas, para melhorar a comunicação da universidade com a sociedade. As universidades, como qualquer instituição, não são perfeitas. Mas elas operam milagres todos os dias e isso precisa ser mostrado”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, que participou do lançamento.

Reunidos durante o lançamento da Agência (da esquerda para a direita): a coordenadora, Kelly Prudencio; a vice-diretora e a diretora do Sacod, Stephanie Batista e Regiane Ribeiro; a vice-reitora Graciela Muniz e o reitor Ricardo Marcelo. Foto: Caroline Kuviatkoski de Barros

Para a coordenadora do projeto, a professora Kelly Prudencio, do Departamento de Comunicação, o desafio da Agência é enfrentar o desconhecimento da sociedade a respeito da produção da universidade e da grande diversidade cultural que ela abriga. “Vivemos um momento preocupante para as universidades públicas. A Agência Escola cresce em importância em razão da urgência desse trabalho”, disse Kelly, lembrando que as universidades públicas brasileiras respondem por mais de 90% da produção científica do País.

“A sociedade precisa conhecer o nosso trabalho e a universidade precisa se reconhecer como parte da sociedade”, afirmou.

De acordo com a diretora do Sacod, professora Regiane Ribeiro, a Agência é um sonho antigo, que agora se viabiliza por meio de convênio entre o Setor, a Fundação de Apoio da UFPR (Funpar) e a Sucom – unidade ligada ao gabinete do reitor que é responsável pelo trabalho de divulgação da produção da universidade para os públicos interno e externo.

“A UFPR cresceu muito. Hoje temos 95 cursos de graduação, 57 especializações e 75 cursos de mestrado e doutorado, distribuídos por 13 campi. Torna-se cada vez mais difícil uma única unidade dar conta de tanta produção de conhecimento. A Agência Escola vem para contribuir nesse trabalho”, afirmou Regiane.

Atividades

As atividades da Agência Escola serão desempenhadas por alunos bolsistas, tanto da graduação quanto da pós-graduação, sob a supervisão de professores e profissionais de Comunicação da UFPR.

Os bolsistas circularão pelos espaços do Sacod e da Sucom e, entre outras atividades, trabalharão na produção de conteúdo para as diferentes plataformas (site, tevê, rádio e mídias sociais), aprimoramento de soluções digitais para gestão da informação (como por exemplo ferramentas de análise qualitativa e quantitativa de clipping), registro fotográfico e produção de campanhas institucionais.

Para saber mais, acesse o site da Agência Escola.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR