Ensino e Educação

Agência Escola de Comunicação vai reforçar formação de alunos e divulgação da produção da UFPR

Superintendência de Comunicação Social     14 de setembro de 2018 - 16h36

Alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Comunicação, Artes Visuais, Design, Música e Gestão da Informação da UFPR têm a partir de agora um novo espaço para aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas e pesquisas e reforçar a experimentação. É a Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural, lançada oficialmente na noite de quinta-feira (13).

Concebida em conjunto pelo Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e pela Superintendência de Comunicação (Sucom), a agência nasce com dois propósitos principais: incrementar a formação dos estudantes e ampliar a visibilidade da UFPR perante a sociedade.

“A ideia é aproveitar as competências internas, que são muitas, para melhorar a comunicação da universidade com a sociedade. As universidades, como qualquer instituição, não são perfeitas. Mas elas operam milagres todos os dias e isso precisa ser mostrado”, disse o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, que participou do lançamento.

Reunidos durante o lançamento da Agência (da esquerda para a direita): a coordenadora, Kelly Prudencio; a vice-diretora e a diretora do Sacod, Stephanie Batista e Regiane Ribeiro; a vice-reitora Graciela Muniz e o reitor Ricardo Marcelo. Foto: Caroline Kuviatkoski de Barros

Para a coordenadora do projeto, a professora Kelly Prudencio, do Departamento de Comunicação, o desafio da Agência é enfrentar o desconhecimento da sociedade a respeito da produção da universidade e da grande diversidade cultural que ela abriga. “Vivemos um momento preocupante para as universidades públicas. A Agência Escola cresce em importância em razão da urgência desse trabalho”, disse Kelly, lembrando que as universidades públicas brasileiras respondem por mais de 90% da produção científica do País.

“A sociedade precisa conhecer o nosso trabalho e a universidade precisa se reconhecer como parte da sociedade”, afirmou.

De acordo com a diretora do Sacod, professora Regiane Ribeiro, a Agência é um sonho antigo, que agora se viabiliza por meio de convênio entre o Setor, a Fundação de Apoio da UFPR (Funpar) e a Sucom – unidade ligada ao gabinete do reitor que é responsável pelo trabalho de divulgação da produção da universidade para os públicos interno e externo.

“A UFPR cresceu muito. Hoje temos 95 cursos de graduação, 57 especializações e 75 cursos de mestrado e doutorado, distribuídos por 13 campi. Torna-se cada vez mais difícil uma única unidade dar conta de tanta produção de conhecimento. A Agência Escola vem para contribuir nesse trabalho”, afirmou Regiane.

Atividades

As atividades da Agência Escola serão desempenhadas por alunos bolsistas, tanto da graduação quanto da pós-graduação, sob a supervisão de professores e profissionais de Comunicação da UFPR.

Os bolsistas circularão pelos espaços do Sacod e da Sucom e, entre outras atividades, trabalharão na produção de conteúdo para as diferentes plataformas (site, tevê, rádio e mídias sociais), aprimoramento de soluções digitais para gestão da informação (como por exemplo ferramentas de análise qualitativa e quantitativa de clipping), registro fotográfico e produção de campanhas institucionais.

Para saber mais, acesse o site da Agência Escola.