Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Agência Escola da UFPR é premiada em concurso nacional com produção de documentário sobre burocracia na pesquisa

As principais dificuldades enfrentadas por professores universitários ao desenvolver projetos de pesquisa foram abordadas em um documentário produzido por alunos, professores e profissionais da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A produção foi reconhecida no prêmio TV Confies de Vídeo, promovido pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica, com a primeira colocação na avaliação do júri popular e o terceiro lugar na opinião do júri técnico.

Documentário mostra as dificuldades de professores universitários ao desenvolver projetos de pesquisa. Imagem: Agência Escola UFPR
Documentário mostra dificuldades de professores universitários ao desenvolver projetos de pesquisa. Imagem: Agência Escola UFPR

Para a coordenadora da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR, Kelly Prudencio, o prêmio representa uma ambição da Agência Escola que é mostrar o trabalho realizado por pesquisadores dentro da universidade pública. “O reconhecimento da produção científica passa pelos resultados alcançados pelas pesquisas e esses resultados beneficiam a vida cotidiana das pessoas, e, mesmo com todas as dificuldades apresentadas no vídeo, o pesquisador na universidade pública consegue avanços consideráveis”, diz a professora.

O documentário mostra que, apesar de concebida para evitar fraudes e criar procedimentos confiáveis, a burocracia com a demora em aprovar documentos, assim como etapas redundantes e desnecessárias, acabam prejudicando diversas pessoas, nesse caso, professores universitários. Ao todo, 19 trabalhos concorreram à primeira edição do prêmio TV Confies de Vídeo.

Burocracia e o caminho das pedras

A expressão “caminho das pedras”, usada pela professora e pesquisadora de Microbiologia Glaciela Kaschuk, descreve o sentimento que muitos professores têm em relação ao processo burocrático. Uma das principais dificuldades é a falta de clareza sobre as instâncias em que documentos devem passar, além do constante vai e vem de papéis que precisam ser preenchidos mais de uma vez, de forma a atrapalhar o ineditismo e o desenvolvimento de pesquisas.

Professor de Engenharia Mecânica da UFPR e coordenador do projeto Eco Octano, Christian Strobel conta que o processo para trocar lâmpadas de um barracão, onde o trabalho é desenvolvido, pode demorar vários meses e não obter nenhum sucesso por causa de problemas simples de burocracia. Entre os projetos da equipe Eco Octano está a criação de um veículo a combustão que rodou 107 quilômetros com um litro de gasolina.

Assista ao documentário Burocracia na Pesquisa e confira outros depoimentos:

Por Vinicius Fin Valginhak
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...