Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Agência de Inovação promove nesta quinta (27/9) evento que estimula cultura da inovação e educação empreendedora

A Agência de Inovação da UFPR, em parceria com a Clarke, Modet & C° Brasil, está promovendo hoje (27) o Inova Session 2018 , um evento que objetiva promover e estimular ideias e iniciativas inovadoras, por meio da apresentação de cases de sucesso.

A edição deste ano tem como tema “Como as empresas inovam?” e reunirá pesquisadores técnicos envolvidos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, profissionais ligados à inovação e empresas como a BRF, Bosch, Ebanx, Grupo Boticário, Imunova, Mondelez, Nestlé, Renault, Pieracciani e Whirlpool. A ideia é mostrar como as empresas tratam o tema Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), esclarecendo o que a inovação representa em termos de competitividade, além de debater sobre a necessidade de investimentos nessas áreas.

“O Inova Session vem a consolidar o papel da UFPR como uma referencia de inovação no Brasil. E representa um marco de maior integração entre universidade e empresas”, explica Alexandre de Moraes, coordenador de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da UFPR e organizador do evento

Em formato de mesa-redonda, o encontro, que se estende ao período da tarde, conta com a apresentação das empresas e seus cases de sucesso,  visando promover a interação com o público e o compartilhamento de experiências.

O Diretor Executivo da Agência de Inovação, Carlos Yamamoto, que também é um dos participantes das mesas, explica que o “evento busca aproximar a universidade do setor produtivo, por meio de empresas que também tem a inovação no sangue. Por isso é uma oportunidade enriquecedora, tanto para o público interno da UFPR quanto para empresas que buscam parcerias com a instituição”.

Para Yamamoto a disseminação da educação empreendedora, estimulada por eventos como o Inova Session, é um dos pontos que colabora o crescimento da cultura de inovação na UFPR. “Nós buscamos estimular professores, pesquisadores e estudantes a trabalhar a inovação. Isso tem contribuído para o aumento da cultura da educação empreendedora e da inovação na instituição”.

Henrique Angelo Viera, recém  formado em Engenharia Civil pela UFPR, foi um dos participantes do período da manhã. O engenheiro explica que durante sua formação na universidade teve contato com o tema e que agora, recém formado, quer manter o contato com a instituição para manter-se atualizado e alinhado com a acadêmia e as empresas.

Também entre os participantes estava Alan Fernandes Braga, formado em Contabilidade pela UFPR. O ex-estudante conta que trabalha com  uma empresa que há sete anos “cria soluções para o mercado pautados pela inovação. Estou inserido nesse ecossistema da inovação. A organização que trabalho é uma peça dentro desse quebra-cabeça que é inovar. E hoje é uma oportunidade para interagir com outras pessoas e empresas que vivenciam essa realidade”.

UFPR e inovação

Segundo o Ranking Universitário Folha de 2016, a UFPR é a quarta melhor universidade brasileira em inovação, com 97,75% de aproveitamento. A Universidade de São Paulo (USP) tem 100% de aproveitamento no indicador de inovação, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 99,25% e da Universidade Federal de Minas Gerais, com 98,5%.

Nas duas primeiras avaliações, em 2012 e 2013, a UFPR ocupava o 6º lugar em Inovação. Em 2014 a universidade subiu para a 5º posição e em 2015 passou a ocupar o 4º lugar, que antes era da Universidade Federal do Rio de Janeiro – hoje a melhor instituição do País no ranking geral e a 6ª no quesito inovação.

A UFPR ocupa o primeiro lugar, entre as instituições do Paraná, em todos os cinco indicadores considerados pelo Ranking Universitário Folha para atribuir a nota geral – ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização – e está entre as 10 melhores universidades.

 

 

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...