A Agência de Inovação da UFPR, em parceria com a Clarke, Modet & C° Brasil, está promovendo hoje (27) o Inova Session 2018 , um evento que objetiva promover e estimular ideias e iniciativas inovadoras, por meio da apresentação de cases de sucesso.
A edição deste ano tem como tema “Como as empresas inovam?” e reunirá pesquisadores técnicos envolvidos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, profissionais ligados à inovação e empresas como a BRF, Bosch, Ebanx, Grupo Boticário, Imunova, Mondelez, Nestlé, Renault, Pieracciani e Whirlpool. A ideia é mostrar como as empresas tratam o tema Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), esclarecendo o que a inovação representa em termos de competitividade, além de debater sobre a necessidade de investimentos nessas áreas.
“O Inova Session vem a consolidar o papel da UFPR como uma referencia de inovação no Brasil. E representa um marco de maior integração entre universidade e empresas”, explica Alexandre de Moraes, coordenador de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da UFPR e organizador do evento
Em formato de mesa-redonda, o encontro, que se estende ao período da tarde, conta com a apresentação das empresas e seus cases de sucesso, visando promover a interação com o público e o compartilhamento de experiências.
O Diretor Executivo da Agência de Inovação, Carlos Yamamoto, que também é um dos participantes das mesas, explica que o “evento busca aproximar a universidade do setor produtivo, por meio de empresas que também tem a inovação no sangue. Por isso é uma oportunidade enriquecedora, tanto para o público interno da UFPR quanto para empresas que buscam parcerias com a instituição”.
Para Yamamoto a disseminação da educação empreendedora, estimulada por eventos como o Inova Session, é um dos pontos que colabora o crescimento da cultura de inovação na UFPR. “Nós buscamos estimular professores, pesquisadores e estudantes a trabalhar a inovação. Isso tem contribuído para o aumento da cultura da educação empreendedora e da inovação na instituição”.
Henrique Angelo Viera, recém formado em Engenharia Civil pela UFPR, foi um dos participantes do período da manhã. O engenheiro explica que durante sua formação na universidade teve contato com o tema e que agora, recém formado, quer manter o contato com a instituição para manter-se atualizado e alinhado com a acadêmia e as empresas.
Também entre os participantes estava Alan Fernandes Braga, formado em Contabilidade pela UFPR. O ex-estudante conta que trabalha com uma empresa que há sete anos “cria soluções para o mercado pautados pela inovação. Estou inserido nesse ecossistema da inovação. A organização que trabalho é uma peça dentro desse quebra-cabeça que é inovar. E hoje é uma oportunidade para interagir com outras pessoas e empresas que vivenciam essa realidade”.
UFPR e inovação
Segundo o Ranking Universitário Folha de 2016, a UFPR é a quarta melhor universidade brasileira em inovação, com 97,75% de aproveitamento. A Universidade de São Paulo (USP) tem 100% de aproveitamento no indicador de inovação, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 99,25% e da Universidade Federal de Minas Gerais, com 98,5%.
Nas duas primeiras avaliações, em 2012 e 2013, a UFPR ocupava o 6º lugar em Inovação. Em 2014 a universidade subiu para a 5º posição e em 2015 passou a ocupar o 4º lugar, que antes era da Universidade Federal do Rio de Janeiro – hoje a melhor instituição do País no ranking geral e a 6ª no quesito inovação.
A UFPR ocupa o primeiro lugar, entre as instituições do Paraná, em todos os cinco indicadores considerados pelo Ranking Universitário Folha para atribuir a nota geral – ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização – e está entre as 10 melhores universidades.