Ciência e Tecnologia

Agência de Inovação da UFPR promove evento que estimula cultura da inovação e educação empreendedora

Superintendência de Comunicação Social     11 de setembro de 2018 - 12h01

A Agência de Inovação da UFPR, em parceria com a Clarke, Modet & C° Brasil, promove, dia 27 de setembro, o Inova Session 2018 , um evento que objetiva promover e estimular ideias e iniciativas inovadoras, por meio da apresentação de cases de sucesso.

A edição deste ano tem como tema “Como as empresas inovam?” e reunirá pesquisadores técnicos envolvidos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, profissionais ligados à inovação e empresas como a BRF, Bosch, Ebanx, Grupo Boticário, Imunova, Mondelez, Nestlé, Renault, Pieracciani e Whirlpool. A ideia é mostrar como as empresas tratam o tema Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), esclarecendo o que a inovação representa em termos de competitividade, além de debater sobre a necessidade de investimentos nessas áreas.

Em formato de mesa-redonda, o encontro permitirá a apresentação das empresas e seus cases de sucesso, bem como promover a interação com o público e o compartilhamento de experiências.

O Diretor Executivo da Agência de Inovação, Carlos Yamamoto, que também é um dos participantes das mesas, conta que o “evento busca aproximar a universidade do setor produtivo, por meio de empresas que também tem a inovação no sangue. Por isso é uma oportunidade enriquecedora, tanto para o público interno da UFPR quanto para empresas que buscam parcerias com a instituição”.

Para Yamamoto a disseminação da educação empreendedora, estimulada por eventos como o Inova Session, é um dos pontos que colabora o crescimento da cultura de inovação na UFPR. “Nós buscamos estimular professores, pesquisadores e estudantes a trabalhar a inovação. Isso tem contribuído para o aumento da cultura da educação empreendedora e da inovação na instituição”.

Os interessado em participar do evento podem se inscrever aqui.

UFPR e inovação

Segundo o Ranking Universitário Folha de 2016, a UFPR é a quarta melhor universidade brasileira em inovação, com 97,75% de aproveitamento. A Universidade de São Paulo (USP) tem 100% de aproveitamento no indicador de inovação, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 99,25% e da Universidade Federal de Minas Gerais, com 98,5%.

Nas duas primeiras avaliações, em 2012 e 2013, a UFPR ocupava o 6º lugar em Inovação. Em 2014 a universidade subiu para a 5º posição e em 2015 passou a ocupar o 4º lugar, que antes era da Universidade Federal do Rio de Janeiro – hoje a melhor instituição do País no ranking geral e a 6ª no quesito inovação.

A UFPR ocupa o primeiro lugar, entre as instituições do Paraná, em todos os cinco indicadores considerados pelo Ranking Universitário Folha para atribuir a nota geral – ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização – e está entre as 10 melhores universidades.

II Inova Session

27 de setembro, 9 horas
Local: Campus Jardim Botânico – Setor de Ciências Sociais Aplicadas – Auditório Professor Ulysses de Campos

Mais informações: http://www.inovacao.ufpr.br