Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Agência de Inovação da UFPR promove evento que estimula cultura da inovação e educação empreendedora

Superintendência de Comunicação Social     11 de setembro de 2018 - 12h01

A Agência de Inovação da UFPR, em parceria com a Clarke, Modet & C° Brasil, promove, dia 27 de setembro, o Inova Session 2018 , um evento que objetiva promover e estimular ideias e iniciativas inovadoras, por meio da apresentação de cases de sucesso.

A edição deste ano tem como tema “Como as empresas inovam?” e reunirá pesquisadores técnicos envolvidos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, profissionais ligados à inovação e empresas como a BRF, Bosch, Ebanx, Grupo Boticário, Imunova, Mondelez, Nestlé, Renault, Pieracciani e Whirlpool. A ideia é mostrar como as empresas tratam o tema Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), esclarecendo o que a inovação representa em termos de competitividade, além de debater sobre a necessidade de investimentos nessas áreas.

Em formato de mesa-redonda, o encontro permitirá a apresentação das empresas e seus cases de sucesso, bem como promover a interação com o público e o compartilhamento de experiências.

O Diretor Executivo da Agência de Inovação, Carlos Yamamoto, que também é um dos participantes das mesas, conta que o “evento busca aproximar a universidade do setor produtivo, por meio de empresas que também tem a inovação no sangue. Por isso é uma oportunidade enriquecedora, tanto para o público interno da UFPR quanto para empresas que buscam parcerias com a instituição”.

Para Yamamoto a disseminação da educação empreendedora, estimulada por eventos como o Inova Session, é um dos pontos que colabora o crescimento da cultura de inovação na UFPR. “Nós buscamos estimular professores, pesquisadores e estudantes a trabalhar a inovação. Isso tem contribuído para o aumento da cultura da educação empreendedora e da inovação na instituição”.

Os interessado em participar do evento podem se inscrever aqui.

UFPR e inovação

Segundo o Ranking Universitário Folha de 2016, a UFPR é a quarta melhor universidade brasileira em inovação, com 97,75% de aproveitamento. A Universidade de São Paulo (USP) tem 100% de aproveitamento no indicador de inovação, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 99,25% e da Universidade Federal de Minas Gerais, com 98,5%.

Nas duas primeiras avaliações, em 2012 e 2013, a UFPR ocupava o 6º lugar em Inovação. Em 2014 a universidade subiu para a 5º posição e em 2015 passou a ocupar o 4º lugar, que antes era da Universidade Federal do Rio de Janeiro – hoje a melhor instituição do País no ranking geral e a 6ª no quesito inovação.

A UFPR ocupa o primeiro lugar, entre as instituições do Paraná, em todos os cinco indicadores considerados pelo Ranking Universitário Folha para atribuir a nota geral – ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização – e está entre as 10 melhores universidades.

Serviço

II Inova Session

27 de setembro, 9 horas
Local: Campus Jardim Botânico – Setor de Ciências Sociais Aplicadas – Auditório Professor Ulysses de Campos

Mais informações: http://www.inovacao.ufpr.br

Programação

8:00 – Credenciamento

9:00 – Abertura

9:15 às 12:00 – 1º painel: Clarke, Modet & Cº, Ebanx, Imunova, Nestlé, UFPR e Whirlpool

12:00 às 13:30  – intervalo para almoço

13:30 – Credenciamento

14:00 – 2º painel: BRF, Bosch, Funpar, Grupo Boticário, Mondelez, Pieracciani e Renault

15:30 – Coffee break

15:45 – Retorno 2º painel

17:30 – Encerramento

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR