UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Festival de Inverno movimenta o litoral do Paraná a partir desta sexta-feira

Começa nesta sexta-feira (14) o principal evento cultural e de extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante seis dias, o Festival de Inverno levará ao litoral do Paraná uma série de atividades artísticas e educativas que vão movimentar a região. A novidade deste ano é a ampliação do evento para além dos limites da cidade de Antonina, abrangendo também Paranaguá e Matinhos. A expectativa é que quase 40 mil pessoas passem pelo festival até o encerramento na próxima quarta-feira (19). Confira a programação completa no site do evento.

A programação oficial inclui 29 espetáculos, entre shows de música, bailes, intervenções artísticas, festejos populares, concertos, coreografias e peças de teatro. As atividades de extensão também são destaque, com 22 oficinas divididas em seis categorias: infantil, arte-educação, aprimoramento, educação especial, maturidade e adulto.

Além das oficinas e espetáculos principais, o festival ainda conta com uma diversidade de atividades paralelas. Todos os dias, na Praça Coronel Macedo, em Antonina, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Lazer e Cidade (GEPLEC) leva ao público infanto-juvenil atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, com o objetivo de valorização e ocupação do espaço público. Uma parceria com o Sesc traz a mostra Cinesesc, com exibição dos filmes ‘Os Sete Samurais’, de Akira Kurosawa, ‘Uma viagem extraordinária’, de Jean-Pierre Jeunet ,e ‘La sapienza’, de Eugène Green.

Para domingo, está programado um passeio ciclístico, que vai percorrer os 90 quilômetros entre Curitiba e Antonina pela belíssima paisagem da Estrada da Graciosa. Organizada pelo Programa Ciclovida, da UFPR, a iniciativa pretende fomentar o cicloturismo e a conscientização sobre o uso da bicicleta.

Está programado  também o lançamento do livro “Paisagem Sonora do Boi de Mamão Paranaense: uma Geografia Emocional”, da autora Beatriz Helena Furlanetto, que traz um pouco sobre a história dos festejos do boi, expressão cultural muito presente no litoral do Paraná.

A valorização do patrimônio histórico e cultural do Paraná dá o tom de várias atividades do evento. Moisés Julierme Stival Soares, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), dará uma palestra sobre o tombamento da paisagem urbana da cidade de Antonina. Uma oficina organizada pelo Museu de Arte da UFPR tratará da arquitetura de Paranaguá, reconhecida pelo Iphan como patrimônio nacional, e da importância artística e cultural da cidade, por onde passaram diversos artistas importantes.

As atividades do Museu de Arqueologia e Etnologia destacam a importância da cultura popular. Além de um jogo interativo sobre os povos indígenas que viviam no Paraná, o museu traz três exposições com os temas “Assim Vivem os Homens – Cultura Popular”, “Corpos e Objetos na Amazônia” e “Deuses que dançam” esta sobre os deuses das religiões afro-brasileiras. Com o mesmo tema, o Festival leva para Antonina a oficina ‘Ìlù, Orin, Ijó Meios de Ensino Aprendizagem e Partilha de Informação no Candomblé’.

Transporte e hospedagem

A comunidade universitária da UFPR terá transporte gratuito para o evento (veja locais e horários aqui). Os participantes das oficinas poderão se hospedar gratuitamente no alojamento do festiva, em Antonina – mais informações no ato do credenciamento que acontece nos dias 14 e 15 de Julho na Central da Organização do festival – em frente à Praça Coronel Macedo.

Acompanhe o que acontece no festival no site e na página oficial do evento no Facebook, no portal da UFPR e na página da UFPR no Facebook. A TV UFPR terá uma programação especial transmitindo ao vivo os espetáculos principais do festival – assista pela página da TV ou pelos canais 15 da NET e 187 da Vivo TV.

Mais notícias sobre o Festival de Inverno da UFPR

Confira a programação do primeiro dia do Festival de Inverno da UFPR

Ainda há vagas para oficinas do Festival de Inverno da UFPR

Previsão do Simepar indica tempo bom no Litoral durante o Festival de Inverno

Estudantes e servidores da UFPR terão transporte para Festival de Inverno da UFPR

Paranaguá e Matinhos receberão pela primeira vez atividades do Festival de Inverno da UFPR

Atividades de rua são destaque do Festival de Inverno UFPR

Festival de Inverno da UFPR terá passeio ciclístico entre Curitiba e Antonina

Festival de Inverno da UFPR divulga programação completa

Site oficial do 27º Festival de Inverno da UFPR

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...