Extensão e Cultura

Abertas as inscrições para o 5º Festival Brasileiro de Minifoguetes

Superintendência de Comunicação Social     15 de março de 2018 - 12h52

Já estão abertas as inscrições para as equipes e o público participarem do 5º Festival Brasileiro de Minifoguetes, que será realizado de 28 de abril a 1º de maio de 2018 em Curitiba, Pinhais e Campo Largo.

Organizado pela Associação Brasileira de Minifoguetes, com o apoio da UFPR, Universidade Positivo, Instituto Tecnológico Federal do paraná (ITFPR) e Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), o festival terá exposição, minicursos e competições nas quais serão feitos dezenas de lançamentos de minifoguetes. Os interessados em fazer inscrições podem acessar este link e http://minifoguete.blogspot.com.br/. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email:  minifoguete@gmail.com.

Evento único no Brasil, o 5º Festival Brasileiro de Minifoguetes apresenta competições em nove categorias. Uma delas é voltada aos alunos do ensino médio e outra aos estudantes do ensino fundamental. Os minifoguetes devem ser projetados para atingir alturas especificadas entre 50 e 3048 metros. Os minifoguetes têm entre 20 e 200 centímetros de comprimento, dois a 10 centímetros de diâmetro e pesam entre 20 gramas e 2kg.

O professor-doutor da UFPR Carlos Henrique Marchi, um dos organizadores do encontro e integrante do Grupo de Foguetes Carl Sagan, explica que as equipes devem projetar e testar seus minifoguetes antes do evento, mostrando que são seguros e estáveis. “As equipes podem usar motores-foguete comerciais ou desenvolver seus próprios motores, que devem ser testados antes do evento para mostrar que são seguros”, disse.