Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

A Universidade dos Paranaenses está prestes a completar 100 anos

Maria de Lurdes Welter Pereira     4 de dezembro de 2012 - 9h10

No próximo dia 19 de dezembro a Universidade Federal do Paraná completa 100 anos, uma data importante não só para os dirigentes, estudantes, professores, mas para os milhares de profissionais que passaram pela instituição e estão espalhados por todo Brasil e até em outros países. Tudo começou em 1912 quando as forças políticas, intelectuais e econômicas do Paraná se uniram.

O ciclo econômico da erva-mate exigia profissionais competentes e com habilidades complexas como engenheiros, advogados e médicos, fomentando a criação de uma instituição para promover a reflexão, a intelectualidade e os talentos necessários para uma sociedade em desenvolvimento.

Os paranaenses ousaram criar uma Universidade já com múltiplos e complexos cursos em áreas distintas do conhecimento humano na época, e foi por essa coragem que a UFPR é reconhecida como a mais antiga universidade em atividade no Brasil.

Federalizada em 1951, a UFPR alcançou os objetivos dos seus fundadores ao construir uma identidade educacional, cultural e cidadã para o Estado do Paraná. Hoje, associa tradição, modernidade e inclusão social no seu cotidiano, elementos indispensáveis para a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão e na construção de uma sociedade mais justa, humana e democrática.

A UFPR foi palco das manifestações durante o regime militar. Com o Ato Institucional nº 5 de 1964, vários professores e estudantes foram perseguidos e presos. O Diretório Central dos Estudantes foi fechado e as manifestações consideradas subversivas. Novo palco em 1992 com as manifestações pró-impeachment do presidente Fernando Collor de Melo.

Mesa de trabalho do primeiro reitor Victor Ferreira do Amaral, que está no Gabinete da Reitoria. Arquivo ACS

O que mudou em um século ─ A Universidade do Paraná iniciou com 97 alunos e cinco cursos superiores: Direito, Engenharia, Farmácia, Odontologia e Medicina. No ano do seu centenário, oferece mais de 112 habilitações na graduação e 111 cursos de mestrado e doutorado em todas as áreas do conhecimento, entre outras tantas oportunidades de aprimoramento para mais de 30 mil alunos, 2.280 professores e 3.640 técnicos administrativos. Alcançou o 7º lugar no Ranking Universitário Folha (RUF), a pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo, que avaliou 232 instituições de ensino superior, sendo 191 universidades e 41 faculdades ou centros universitários em quatro quesitos: pesquisa, ensino, reputação no mercado de trabalho e inovação.

Desenvolve com a comunidade inúmeros programas e projetos de extensão com foco nos direitos fundamentais da cidadania. Os professores, servidores técnico-administrativos e alunos são protagonistas no cenário da ciência, tecnologia e inovação. A UFPR também é a maior fonte de patentes do Paraná, com mais de 200 pedidos registrados.

A expansão da UFPR motivou a criação de múltiplos campi, com quatro em Curitiba e outros no interior do Estado, em Pontal do Paraná, Matinhos e Palotina, compondo mais de 9.000 km² de área física. Disponibiliza atendimento à população em dois hospitais universitários em Curitiba, Hospital de Clínicas e Maternidade Victor Ferreira do Amaral, e dois hospitais veterinários, em Curitiba e Palotina.

Esta Universidade revelou-se repleta de êxitos neste primeiro centenário, alcançando os sonhos de seus fundadores, ultrapassando suas fronteiras para contribuir com o progresso do Brasil e estendendo suas ações e reconhecimento para além dos limites da nação.

Leia também:

Ex-reitor Carlos Faraco: centenário da UFPR remete à criação genial da sociedade paranaense


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR