Extensão e Cultura

Encontro de arte discute e fomenta a dramaturgia contemporânea

Superintendência de Comunicação Social     13 de junho de 2018 - 9h55

OUTRAS PALAVRAS é um encontro de arte para discutir e fomentar a dramaturgia contemporânea. O evento faz parte do Ciclo de Debates 2018 que a PalavrAção Cia de Teatro da UFPR, realiza por meio do projeto de extensão NuCriAção-Núcleo Criativo PalavrAção, produzido pelos integrantes da companhia.

O evento é um espaço para leituras, debates, performance e apresentação de ideias com convidados e público. Acontecerão rodas de conversa sobre a produção dramatúrgica e suas produções com dramaturgos, atores, produtores, professores e apaixonados pela cultura.

Os organizadores do evento entendem que a “A dramaturgia contemporânea não se refere mais a um conceito singular ou a arte de escrever dramas, mas antes, abarca todas as artes da cena e suas articulações. Não encontrando espaço nas definições dramatúrgicas convencionais, novos grupos, atores, bailarinos e pensadores de teatro vêm cunhando outros conceitos como dramaturgia da cena, dramaturgia do som, dramaturgia da luz, dramaturgia do ator, dramaturgia do corpo, dramaturgia do movimento, dramaturgia coletiva, a dramaturgia colaborativa, a dramaturgia da imagem, entre outros”.

A “peça”, ainda que permaneça, no senso popular, como sinônimo de “teatro”, há muito já não representa a forma central de escrita para a cena. Das hibridizações entre gêneros e materiais característicos do teatro moderno às experimentações inspiradas na arte da performance a ideia de dramaturgia ampliou-se, estendendo as fronteiras do fenômeno teatral, como aponta Kil Abreu, jornalista e crítico teatral.

Durante os encontros, os convidados e público farão uma incursão pelas principais recorrências e processos criativos desta dramaturgia contemporânea, especialmente a regional. Da raiz no drama ao conceito ampliado de narrativa cênica, serão discutidos alguns dos procedimentos utilizados por autores e grupos de artistas na criação das diversas formas de escritura para a cena atual. Os participantes terão certificação de evento de extensão com carga diária de 4 horas.

18/06 – SEGUNDA 19h30
CONCEITO DE AUTORIA NA DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA
Palestra e Bate Papo: Prof. Jean Carlos Gonçalves (UFPR/SEPT)

19/06 – TERÇA 19h30
NÙCLEO DE DRAMATURGIA DO SESI E AUTORES DE CURITIBA
Roda de Conversa – Ana Zétola (SESI), Andrew Knoll (autor) e Thiago Dominoni (Cia Contágio)

20/06 – QUARTA 19h30
ALGUMAS PALAVRAS EM 23 ANOS
Roda de Conversa – Vários integrantes do grupo que trabalharam com textos autorais durante suas passagens como integrantes na PalavrAção: Gessé Malmann, Marcelo Felczack, Paulo Marques, Adriano Esturrilho, Hugo Mengarelli, Luciano Lacerda, Gilmar Rodrigues, Geisa Muller, Letícia Rodrigues

21/06 QUINTA 19h
PERFORMANCE ARTE E A DRAMATURGIA CORPÓREA
19h – Performance: Corpo Aberto – Escadarias até o MusA
21 h – Bate Papo: Profª Cristiane dos Santos Souza(UFPR/SEPT) e Profª Michele Schiochet (UFPR/Litoral)

22/06 – SEXTA 19h30
PROCESSOS DE CRIAÇÃO E TRADUÇÕES
Roda de Conversa: Francisco Malmann (autor); Profª Ruth Bohunovsky (Letras UFPR)

23/06 – SÁBADO 19h30
TEXTOS AUTORAIS NO TEATRO DE GRUPO.
Roda de Conversa – Léo Gluck (Selvática) Sueli Araujo (Cia Senhas) Olga Nenevê (Grupo Obragem) Eduardo Giacominni (Grupo Obragem) Léo Moita (Minha Nossa Cia de Teatro)
Mediador: Prof. Leandro Gorsdorf (UFPR/PROEC)