Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR acontece de 6 a 8 de outubro

Em 2013, a Siepe aconteceu no setor de Ciências Sociais Aplicadas. Imagem: Rodrigo Juste Duarte

A 6ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da UFPR, que tem como tema ‘Conhecer para aprimorar’, acontece nos próximos dias 6, 7 e 8 de outubro. Contando com apresentação de trabalhos de estudantes da graduação e educação profissional, a semana reúne o Evento de Iniciação Científica (Evinci), o Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Einti), o Encontro de Atividades Formativas (Enaf) e o Encontro de Extensão e Cultura (Enec). Nos dias 9 e 10 de outubro, a Siepe acontece em Palotina.

A abertura oficial será às 19h, no dia 6, segunda-feira, seguida de palestra com o professor Emídio Cantídio Almeida de Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no Teatro da Reitoria. Nos outros dois dias, a programação começa às 8h e se estende pelo resto do dia, nas dependências do Campus Jardim Botânico. Destaca-se, no dia 7, o “Conversa com Pibid”, que promove uma discussão sobre violência na escola. A mesa será composta pelos professores Pedro Bodê de Moraes (DECISO/UFPR), Rafael Ginane Bezerra (DTPEN e Pibid UFPR) e Mário Cerdeira Fidalgo (SEED/PR e Pibid UFPR).

Integrando grandes áreas do conhecimento, a Siepe faz a divulgação e avaliação de trabalhos orientados pelos professores em diversos campos e modalidades. Os participantes apresentam seus trabalhos na forma de vídeo-pôster, realizam apresentações orais e podem participar de oficinas. Ambos os eventos – de Curitiba e Palotina – são organizados por comissão composta de representantes das pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Graduação (Prograd) e Extensão e Cultura (Proec) da UFPR.

A programação completa está disponível neste link.

Evinci – É um evento no qual participam bolsistas e voluntários de vários programas e projetos de pesquisa. O objetivo é mostrar a comunidade interna e externa os resultados das pesquisas realizadas pelos bolsistas e outros acadêmicos. As apresentações são obrigatórias para os participantes dos Programas da UFPR.

Einti – O objetivo deste encontro é mostrar às comunidades interna e externa os resultados das pesquisas realizadas pelos bolsistas voluntários de iniciação tecnológica. As apresentações também são obrigatórias para os participantes dos Programas da UFPR.

Enaf – É o Encontro de Atividades Formativas e aceita inscrições de todos os projetos e atividades que não são extensão ou iniciação científica – formais ou não formais. No Enaf entram trabalhos de programas como o Licenciar, Iniciação à Docência, Educação Tutorial, Monitoria, entre outros. Todos programas formais da UFPR gerenciados pela Prograd. Além disso, podem ser inscritos Trabalhos de Conclusão de Curso, experiências de estágio, ou qualquer outro trabalho que teve orientação de professor.

Enec – Espaço de trocas que objetiva promover a socialização e a avaliação dos programas e projetos de Extensão desenvolvidos na UFPR, por meio da apresentação de suas atividades, metodologias, resultados e produtos desenvolvidos pelas ações de extensão. O ENEC é exclusivo para programas e projetos registrados na Proec.

Em 2014 a Siepe abrigará:
– a 22ª edição do Evento de Iniciação Científica (Evinci)
– a 7ª edição do Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Einti)
– o 13° Encontro das Atividades Formativas (Enaf)
– o 13° Encontro de Extensão e Cultura (Enec)

Siepe Curitiba
Data: De 6 a 8 de outubro
Local: Campus Jardim Botânico

Siepe Palotina
Data: 9 e 10 de outubro
Local: Campus Palotina

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...