5º Festival Brasileiro de Minifoguetes acontece neste feriadão em Curitiba

Acontece de 28 de abril a 1º de maio, em Curitiba, a 5ª edição do Festival Brasileiro de Minifoguetes. Vinte e oito equipes, de 10 estados brasileiros, estão inscritas para as competições de lançamento de minifoguetes, que podem ser acompanhadas por qualquer interessado. A programação também inclui uma exposição.

O Festival foi criado em 2013, por iniciativa do Grupo de Foguetes Carl Sagan. Organizado pelo professor Carlos Henrique Marchi, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR, o grupo já vinha fomentando o desenvolvimento tecnológico na área aeroespacial entre os estudantes e pesquisadores desde a sua criação, em 2005.

Atualmente, o Festival é organizado pela Associação Brasileira de Minifoguetes (BAR), criada em 2016, com apoio da UFPR, da Universidade Positivo, do Instituto Tecnológico Federal do Paraná (ITFPR) e da Olimpíada Brasileira de Astronomia. “O objetivo principal da BAR é a educação na área de engenharia espacial, bem como a difusão do foguetemodelismo ao público em geral, para despertar vocações científicas”, explica Marchi.

O Festival foi criado em 2013 e este ano vai reunir 28 equipes de 10 estados brasileiros. Foto: Marcos Solivan – Sucom/UFPR

O Festival acontece em três diferentes espaços. Para as modalidades em que o apogeu do foguete é menor, será no Centro Politécnico da UFPR; para as modalidades de médio apogeu, na Fazenda Canguiri da UFPR, em Pinhais, e para as modalidade de apogeu longo, numa propriedade na região de Campo Largo.

As inscrições para esta edição do Festival Brasileiro de Minifoguetes foram encerradas no dia 31 de março. “Porém, o público em geral poderá participar sem inscrição, tanto da exposição que ocorrerá no dia 28 de abril de manhã no ginásio do Centro de Educação Física e Desportos (CED) da UFPR, localizado no Centro Politécnico, quanto dos lançamentos de minifoguetes no campo de futebol 1 do CED na tarde do mesmo dia”, destaca o professor.

Para mais informações sobre o festival, acesse: http://www.foguete.ufpr.br/