Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

38 instituições de ensino se reúnem na UFPR para discutir Mestrado Profissional em Filosofia

Membros de 38 instituições de ensino estão reunidas na UFPR nesta quarta (3). Imagem: Marcos Solivan

Representantes de 38 instituições de ensino discutem nesta quarta-feira, dia 3, a criação do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-Filosofia) em nível nacional, de acordo com as orientações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do MEC). O encontro acontece na sala de reuniões da PRPPG, no 2º andar do edifício D. Pedro II, na Reitoria da UFPR.

A reunião é um produto do XVI Encontro Nacional de Filosofia – promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) e que aconteceu de 27 a 31 de outubro deste ano em Campos do Jordão, São Paulo -, de acordo com diretrizes estabelecidas no Simpósio da Anpof Ensino Médio, que contou com a presença de 200 pesquisadores e professores de filosofia. Durante o evento, foi decidida a criação do PROF-Filosofia, em âmbito nacional, voltado a professores da área na educação básica.

O encontro de hoje, que deve se estender até o final do dia, é o primeiro passo em direção a este objetivo e visa a formação de uma comissão coordenadora do mestrado, bem como a definição das instituições pólo e da instituição sede do programa. A UFPR está à frente deste projeto na pessoa dos professores Eduardo Salles O. Barra, diretor do Setor de Ciências Humanas, e Antonio Edmilson Paschoal, do Departamento de Filosofia. Na pauta da reunião estão: a sequência do debate sobre as peculiaridades do PROF-Filosofia; a definição da grande área de atuação e das linhas de pesquisa do PROF-Filosofia; o credenciamento dos núcleos e escolha da instituição sede do PROF-Filosofia; e a distribuição de tarefas para a composição do APCN de criação do PROF-Filosofia.

Barra e Paschoal lideram a reunião. Imagem: Marcos Solivan

Por Jéssica Maes