10ª SIEPE: saiba a programação geral da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão, marcada para 2 a 4/10

As comunidades acadêmica e externa da UFPR já podem se preparar para a programação geral da 10ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), que terá como tema “a universidade pública como legado e projeto” e está marcada para ocorrer de 2 a 4 de outubro.  A abertura oficial será às 19 horas do dia 2 no Teatro da Reitoria, em Curitiba.

Depois da abertura, às 19h30, ocorrerá a primeira mesa redonda da Siepe, em que será abordada a forma como a universidade pública se reflete em um legado de democratização do acesso ao ensino superior. Os participantes serão os professores Deise Mancebo, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Carlos Benedito Martins, da Universidade de Brasília (UnB). A mediação será do professor Eduardo Barra, pró-reitor de Graduação da UFPR.

No dia 3 (quarta-feira), às 18h30, a mesa tratará de desafios e estratégias para a internacionalização das universidades. Os participantes serão os professores André Duarte, da Agência UFPR Internacional (AUI), e Francisco de Assis Mendonça, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR. A mesa será realizada no Anfiteatro 100, na Reitoria.

Na mesa de encerramento, no dia 4, serão abordados os projetos possíveis para as universidades. O professor Naomar de Almeida, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), falará sobre multiculturalismo e interdisciplinaridade no ensino superior. Já a jornalista Marta Avancini, da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), deve abordar tendências e desafios para a educação superior e a expectativa de estudantes de ensino médio sobre a continuação de sua formação. A mesa começará às 9 horas, no Teatro da Reitoria.

Campi avançados

A temática da universidade pública como legado também será abordada em Palotina, a partir das 19h40 do dia 2, com palestra do professor Silon Junior Procath da Silva, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Auditório WM (R. 5 de Julho, 1.199, Centro).

O tema da Siepe 2017 foi a universidade como espaço necessário de debate em épocas de incerteza. Foto: Leonardo Bettinelli/Sucom-UFPR, 4/10/2017

Em Jandaia do Sul, haverá mesa redonda no dia 3, às 19h30, com professores do campus. O assunto será retomado no dia 4, a partir das 18h30, em palestra do professor José Eduardo Padilha de Sousa, da UFPR. As palestras ocorrerão no anfiteatro do campus (R. Dr. João Maxímiano, 426).

Trabalhos

As listas de trabalhos científicos aprovados para apresentação durante a Siepe foram divulgadas no fim de agosto.

As bancas ocorrem dentro das programações do 17º Encontro de Atividades Formativas (ENAF), do 17º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC), do 26º Evento de Iniciação Científica (EVINCI) e do 11º Evento de Inovação Tecnológica (EINTI), realizados simultaneamente à Siepe.

Sobre a Siepe

A semana tem como objetivo divulgar as atividades e programas acadêmicos coordenados pelas diferentes pró-reitorias da UFPR. Em 2018, será realizada de 2 a 4 de outubro em Curitiba e campi avançados. Os encontros ENAF,  ENEC, EVINCI e EINTI, realizados ao longo da semana, são oportunidade para apresentação de trabalhos científicos e conferências. Também estão previstas atividades culturais.

Mais informações sobre a edição de 2018 estão disponíveis no site da Siepe 2018.

Já a cobertura da Siepe 2017 pode ser conferida aqui; e as fotos, aqui. No ano passado, o tema da Siepe foi a universidade como espaço de debate necessário em tempos de incertezas provocadas por crises no país.