Maternidade Victor Ferreira do Amaral comemora 96 anos inaugurando novas instalações

A Maternidade Victor Ferreira do Amaral da UFPR comemora no dia 13 de maio de 2010, 96 anos de fundação. A solenidade do aniversário será realizada às 14 horas, com as presenças do reitor Zaki Akel Sobrinho e o vice-reitor Rogério Mulinari.

Fundada em 1914 para oferecer às gestantes carentes um lugar adequado para serem atendidas e ainda com a finalidade de servir de hospital-escola para estágio dos estudantes de obstetrícia da UFPR daquela época, a maternidade tem como missão a assistência às gestantes de baixo e médio risco e recém-nascidos de Curitiba e região metropolitana vinculados ao SUS, oferecendo campo apropriado para o ensino, a pesquisa e a extensão da ciência na área da saúde.

A edificação principal da Maternidade é patrimônio histórico tombado de Curitiba. A nova unidade administrativa é uma casa externa que faz parte da Maternidade e do patrimônio da Universidade, tendo sido reintegrada à UFPR em 2009. Foi totalmente reformada para abrigar os novos serviços. Mudando para a nova casa a parte administrativa em geral, como gestão de Recursos Humanos, Financeiros, Direção Geral, Direção Administrativa, entre outros, a maternidade libera espaço físico no prédio principal para melhor qualificar os trabalhos de ensino e de assistência.

Fachada da Maternidade Victor Ferreira do Amaral
Foto: arquivo