LABOCLIMA – Laboratório de Climatologia do Departamento de Geografia

Desde os anos 1990, o LABOCLIMA – Laboratório de Climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados às interações natureza-sociedade, mais especificamente, entre o clima e as atividades humanas. Através dessas atividades, o laboratório congrega professores, pesquisadores, estudantes, estagiários, bolsistas e demais interessados na produção do conhecimento em climatologia, além de promover a produção, a formação de pessoal e a disseminação do conhecimento na área. O laboratório também desenvolve projetos de pesquisa e de extensão que estão vinculados a uma ou mais das seguintes linhas de pesquisa:

• Teorias e métodos em climatologia;
  • Variabilidade climática;
  • Clima urbano;
  • Clima e saúde;
  • Eventos extremos, riscos e vulnerabilidades associados ao clima;
  • Geotecnologias e modelagem no campo da Climatologia Geográfica.

Para realização das citadas pesquisas, o laboratório conta com o apoio e recursos de agências de fomento (CNPq, Capes, Fundação Araucária, etc.), além de estabelecer acordo com outras instituições para o desenvolvimento de parcerias em pesquisa, ensino e extensão:

• Associação Brasileira de Climatologia (ABClima);
  • International Research Institute for Climate and Society – Columbia University (EUA);
  • Swedish Meteorological and Hydrological Institute (SMHI – Suécia);
  • Centre national d’études spatiales (CNES – França);
  • L’Association Internationale de Climatologie (AIC) ;
  • Universidad de Santiago (Chile);
  • Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE – Argentina).

Também organiza eventos para promover o debate acerca de problemas ligados ao clima, além de atender a demandas da comunidade interna (docentes, discentes e técnicos) e externa a UFPR no que concerne a temas relacionados à climatologia e suas aplicações. Dentre os serviços prestados pelo LABOCLIMA, destacam-se os boletins semanais do SACDENGUE – Sistema de alerta climático de dengue, criado no final de 2010. Com o apoio do SIMEPAR (Instituto Tecnológico do Paraná) e da SESA/PR (Secretaria Estadual de Saúde), este boletim objetiva contribuir com as campanhas de controle de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti através de um sistema de alerta climático de risco de infestação no Paraná. Este sistema de alerta preza pelo monitoramento das condições climáticas no Estado do Paraná, permitindo identificar a formação condições favoráveis à reprodução e atuação do vetor da dengue, zika e chikungunya no Estado. A análise dos dados meteorológicos permite traçar um perfil climático diário das diferentes regiões paranaenses no que diz respeito à formação de ambientes mais favoráveis ou menos favoráveis à infestação do mosquito e, portanto, à maior ou menor incidência de casos da doença.

Coordenadores: Prof. Dr. Francisco de Assis Mendonça e Prof. Dr. Wilson Flavio Feltrim Roseghini.

Site: www.laboclima.ufpr.br
Contato: (41) 3361-3478
Endereço: Centro Politécnico da UFPR, Jardim das Américas, Setor de Ciências da Terra, Edifício João José Bigarella, sala 210, 2º andar.