Superintendência de Comunicação e Marketing – Sucom

Página Inicial | Solicitar Serviços | Manual de Marca | Papelaria | UFPR na Mídia | Equipe | Contatos

A Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) é a unidade do Gabinete do Reitor responsável pela comunicação social da UFPR. O objetivo é criar fluxos comunicativos com transparência e horizontalidade de maneira que as comunidades interna e externa possam não apenas ser informadas, mas que efetivamente se comuniquem. Nossas metas são publicizar e gerar valorização da produção acadêmica das áreas de ensino, pesquisa e extensão, incentivar a divulgação científica, visibilizar a pluralidade e as diferentes maneiras de pensar, bem como levar para a comunidade universitária informações que favoreçam seu conhecimento sobre diversos temas de interesse.

A comunicação não é meramente um instrumento.
A COMUNICAÇÃO SOCIAL é um processo e está embutida no nosso cotidiano.

Contato com a Sucom (7h às 19h)
Além dos meios convencionais – como telefones e emails, disponíveis abaixo – a comunicação com a Sucom pode ser feita por meio do Sistema de Apoio à Comunicação Integrada – SACI. A ferramenta está disponível para a comunidade interna e externa da UFPR e pode ser visualizada neste vídeo.

Manual de Gerenciamento de Crise

É um documento que auxilia na prevenção e na condução de possíveis crises institucionais.Todas as organizações estão vulneráveis a crises. A diferença é que algumas, mais preparadas, principalmente do ponto de vista da comunicação, administram melhor os problemas.
Clique aqui e confira o documento na íntegra.

Ações desenvolvidas pela Sucom

Semana UFPRrevista eletrônica distribuída semanalmente para os servidores e alunos da UFPR. A publicação traz uma pauta variada sobre ações desenvolvidas pela comunidade acadêmica e pela administração da instituição. Acesse e confira as edições.

E-Boletim: boletim semanal eletrônico, enviado por e-mail à comunidade acadêmica da UFPR. Traz uma pauta variada sobre ações, eventos e notícias da comunidade da Universidade.

UFPR TV: programação veiculada no Canal Universitário de Curitiba, pelas tv´s a cabo NET e TVA.

Web Rádio UFPR: primeira rádio web do Paraná, para a qual é buscada uma programação musical voltada à Música Popular Brasileira e boletins informativos sobre as atividades da Universidade.

Portal da UFPR: é a Superintendência de Comunicação e Marketing quem administra os conteúdos do portal da UFPR. As notícias veiculadas no site são produzidas pela equipe da Sucom.

Assessoria de Imprensa: realiza o trabalho de mediação entre a mídia local e nacional e a comunidade acadêmica. Além de sugerir pautas aos veículos, também auxilia na busca por fontes para matérias produzidas por eles.

UFPR: Cursos e Profissões: por meio da Diretoria de Eventos organiza e produz o evento anual para alunos do Ensino Médio e vestibulandos. O objetivo do evento é mostrar a instituição, detalhando os cursos de graduação aos futuros vestibulandos.
Acesse o portal da Feira de Cursos e Profissões.

#ValorizaUFPR: o objetivo desta campanha é fortalecer o papel transformador e de inclusão que a Universidade desempenha para a comunidade acadêmica e para a sociedade. Conheça mais.

Materiais Institucionais: a Diretoria de Comunicação Institucional desenvolve materiais gráficos da Instituição, como folders, catálogos, entre outros.

Campanhas Institucionais: auxilia unidades no desenvolvimento de campanhas de divulgação institucionais sobre temas variados. Ex.: campanha do Trote Humano da Assessoria de Assuntos Estudantis.

Revista Ciência UFPR: periódico impresso com foco na divulgação científica, distribuído para toda a comunidade acadêmica, além de órgãos governamentais, universidades, bibliotecas e instituições cadastradas.

Eventos: realiza a comunicação de eventos promovidos pelas unidades. Ex.: Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão e Festival de Inverno.

Outros serviços

Normas para comunicação de falecimentos: divulgação para a comunidade universitária, via Informativo On Line, dos falecimentos exclusivamente de membros da comunidade acadêmica – professores, técnicos administrativos, alunos e servidores aposentados. Nesses casos, é preciso contatar a assessoria pelos fones 3360-5008 ou 3360-5007 ou e-mail jornalismo.sucom@ufpr.br, informando o nome completo do falecido(a) e o vínculo com a UFPR; se possível, data e local do velório e sepultamento. Só serão considerados os emails com telefone/celular de contato do informante.

e-mails

Links relacionados