Hospital de Clínicas

 

O Hospital de Clínicas da UFPR nasceu do anseio da UFPR de ter um hospital para o treinamento dos alunos de Medicina e da necessidade do Estado de ter um hospital geral que atendesse a população. As obras iniciaram-se em 1949 e, após 12 anos de construção, o Hospital de Clínicas começou a funcionar em junho de 1961.

Hospital de Clínicas da UFPR - Foto: Leonardo bettinelli

É o maior prestador de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado do Paraná e tem como missão prestar assistência hospitalar acreditada à comunidade, garantindo campo apropriado para o ensino, a pesquisa e a extensão. Sua visão do HC é ser um Hospital de Ensino da UFPR de referência, com qualidade no ensino, pesquisa e extensão nas diferentes áreas da saúde, inserido no Sistema Único de Saúde, com atendimento de referência nos níveis terciários e quaternários e, articulado com outras instâncias da Universidade Federal do Paraná no níveis primário e secundário. Faz parte do Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, do Ministério da Saúde, o que tem ajudado a identificar e a valorizar ações já desenvolvidas e reconhecidas como ações humanizadoras.

O HC atua efetivamente no ensino de diversos setores da UFPR, principalmente do Setor de Ciências da Saúde. Além de cursos da UFPR, o Hospital de Clínicas também recebe estagiários de outras instituições de ensino conveniadas.

Diretor: Heda Amarante

Contato:
Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná
Rua General Carneiro, 181 – Curitiba – PR
CEP – 80060-900
Telefone: (41) 3360-1800
Fax: (41) 3264-5872
e-mail: mkt@hc.ufpr.br