Universidade Federal do Paraná

Menu

Eventos

Semana acadêmica de Comunicação Social discute as pluralidades da profissão – 16 a 21 de abril

Superintendência de Comunicação Social     12 de abril de 2018 - 8h58

O Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFPR convida a comunidade interna e externa da UFPR  para participar da “Semana Acadêmica de Comunicação Social: Pluralidades na Comunicação”. O evento é gratuito e acontece entre os dias 16 e 21 de abril no período da manhã, no auditório do Departamento de Comunicação Social. Não é necessário se inscrever para participar.

O evento foi organizado pelos estudantes que fazem parte do centro acadêmico e tem como objetivo realizar a discussão de temas atuais e relativos à área da comunicação. A semana conta palestras, rodas de conversas e oficinas com a participação de professores, pesquisadores e profissionais da área.

Mais informações no evento.

Semana Acadêmica de Comunicação Social: Pluralidades na Comunicação – Programação Completa

 Segunda-feira (16/04) – COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E GÊNERO

9h00: Roda de conversa sobre comunicação e política sob viés de gênero com Eneida Desiree Salgado, mestre e doutora em Direito do Estado, pesquisadora e líder do Núcleo de Investigações Constitucionais da UFPR // Luciana Panke, pesquisadora de comunicação política e Superintendente de Comunicação e Marketing da UFPR // Marici Ventura Seles, militante pela equidade racial e de gênero e Conselheira Estadual de Promoção da Igualdade Racial, representando a Rede Mulheres Negras, PR.

Terça-feira (17/04) – TELEJORNALISMO E JORNALISMO DE DADOS

8h30-10h: Telejornalismo com Gabriela Ribeiro, formada em Jornalismo pela UFPR com especialização em Jornalismo Esportivo pela PUC e repórter do programa Globo Esporte // Sandro Dalpícolo, jornalista da RPC desde 1985 e atualmente apresentador do Paraná TV 2° Edição na RPC.

10h30-12h: Jornalismo de dados com Álvaro Justen, colaborador do portal Gênero e Número e um dos instrutores do curso “Introdução à programação: Python para Jornalistas”, promovido pelo Knight Center.

 

Quarta-feira (18/04) – ATUAÇÕES DO COMUNICADOR NO MERCADO DE TRABALHO

 

8h30-10h: Atendimento e Planejamento com Bruno Lunardon, Diretor e parceiro da SoWhat e presidente do Grupo de Planejamento e Atendimento do Paraná // Mariana Maranha, Relações Corporativas n’A Grande Escola e Humans at Work e diretora de eventos do GPAPR.

10h30-12h: Organização e Atendimento de Espectadores de Eventos com Rodrigo Tusca, jornalista, pós graduado em marketing esportivo, especialista em Atendimento ao Cliente e atualmente é diretor de planejamento comercial na CWB Brasil Groupon.

14h-16h: Oficina de Vídeo Arte com Fernanda Caron, formada em Design Digital e em Produção Cênica pela PUCPR e UFPR, respectivamente, pós-graduada em Produção e Mercado Audiovisual pela PUCPR e proprietária da Pitanga Azul Produções.

 

Quinta-feira (19/04) – CRIAÇÃO E PÚBLICOS

8h30-10h00: Ilustração e Design com Butcher Billy, seu portfólio conta com publicações em grandes veículos The Guardian, Observer e Rolling Stone, além de ter feito cartazes para as séries Stranger Things e Black Mirror, da Netflix.

10h30-12h00: Curitiba Cult, de uma sala de faculdade para se tornar o maior portal de cultura do Paraná. O Curitiba Cult atua em todos os meios de comunicação e atinge milhões de pessoas mensalmente, onde fala de entretenimento, gastronomia, cinema, teatro e tudo o que envolve o mundo cultural.

 

Sexta-feira (20/04) – COMUNICAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

 

9h: Comunicação com foco nos direitos humanos com Diego Henrique da Silva, co-fundador da Parafuso Educomunicação e acredita na comunicação como fator importante para a garantia dos direitos humanos em nossa sociedade.

14h: Oficina de Edição de vídeo com Robinson Samulak Alves, aluno de comunicação social – jornalismo UFPR (7º período), estagiário na UFPRTV (editor de vídeo), crítico de cinema (Cinema com Rapadura). Cursos feitos: Adobe Premiere, Adobe Audition, Adobe After Effects, Roteiro Audiovisual (todos pela Ozi Escola de Audiovisual). Roteiro Cinematográfico (Ficção Viva). Introdução à linguagem cinematográfica (FAP).

 

Sábado (21/04) – JORNALISMO DIGITAL E EXPLICATIVO: A ABORDAGEM DO NEXO JORNAL

 

10h: Convidado: João Paulo Charleaux, jornalista, trabalhou no Estado de S. Paulo e na Revista Vice e atualmente é repórter especial do Nexo Jornal.




UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR