Eventos

Professora da UFPR lança livro sobre arquitetura das escolas públicas paranaenses – 12 e 15 de junho

Superintendência de Comunicação Social     11 de junho de 2018 - 17h57

A professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, Elizabeth Amorim de Castro, lança esta semana o livro “A Arquitetura das Escolas Públicas do Paraná (1853-1955)”. O evento acontece em duas datas diferentes: nesta terça-feira (12), no Museu da Escola, no Batel, às 9 horas; e na sexta-feira (15), na UTFPR, na sede Ecoville, para os alunos do curso de Arquitetura da instituição.

A professora também vai lançar a página “Escolas Públicas do Paraná”, que ficará disponível no site Memória Urbana. Também no dia 12, Elizabeth realizará uma palestra sobre o livro para professores e diretores de escolas da rede estadual de ensino.

O livro resulta de pesquisa realizada pela professora Elizabeth para a obtenção do título de doutora, na UFPR. Defendida em 2010, a tese analisa o processo de constituição histórica dos edifícios escolares do Paraná entre 1853 e 1955.

A pesquisa estabelece a relação do edifício escolar com as demandas pedagógicas e higienistas, a linguagem formal vigente na sua concepção e o contexto histórico. Revela a trajetória deste equipamento urbano no Estado que se inicia com a criação da Província do Paraná e se estende até meados da década de 1950. Neste espaço temporal ocorre sua formação e a consolidação política, administrativa e geográfica, acompanhadas da construção de escolas, que afirmam e reafirmam o compromisso do Estado com a modernização.

Lançamento do livro “A Arquitetura das Escolas Públicas do Paraná (1853-1955)”

12 de junho – às 9h – Museu da Escola (Rua Bispo Dom José, 2006, Batel)