Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pesquisadoras da UFPR, criadoras de códigos de cores para deficientes visuais, palestram na BPP – 18 de maio

Triângulo cromático do See Color, com código de cores. Foto: Vinicius do Prado

No próximo dia 18, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) receberá cinco pesquisadoras da UFPR responsáveis por desenvolverem o See Color, sistema universal de códigos de cores para deficientes visuais, baseado no Sistema Braille. A palestra será no auditório da BPP e terá entrada franca.

A intenção do See Color é ajudar pessoas com deficiência visual a identificarem cores de forma simplificada. Idealizado pela doutoranda em Engenharia Mecânica Sandra Regina Marchi, o trabalho diferencia-se de outros códigos de cores já existentes mundialmente por ser baseado no Sistema Braille, sendo uma codificação universal e tátil, enquanto os outros são de uso mais regional e de pouca internacionalização.

O See Color foi projetado em 2015, e o estudo se baseou em formas didáticas e universais de demonstrar as cores. Protótipos do Sistema de Código de Cor foram confeccionados por meio de software de modelagem sólida com o auxílio de alunos de iniciação científica de Engenharia Mecânica, e depois foram feitos testes de aplicabilidade com deficientes visuais. Sandra foi orientada pelos professores da UFPR, Maria Lúcia Leite Ribeiro Okimoto e Ramón Sigifredo Cortés Paredes, e pelo professor Milton José Cinelli da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).

A codificação é formada por dois polígonos, sendo o primeiro de cores primárias sobreposto por um de cores secundárias. A distribuição é ensinada a partir de uma lógica de ponteiros de relógio, em que as extremidades ficam com as cores primárias e as medianas ficam com as suas formações; por exemplo: 12h o vermelho, 2h o laranja, 4h o amarelo, 6h o verde, 8h o azul e 10h o roxo. Todos os símbolos têm ainda um ponto (.) que posiciona-se como o centro de um relógio e um traço (-) que funciona como o ponteiro.

O código pode ser impresso diretamente sobre objetos, obras de arte, etiquetas e embalagens em geral, dando mais acessibilidade e independência aos usuários que irão tatear a codificação.

Palestram na BPP, além de Sandra, as estudantes Gisele Ribeiro, Maria Barbosa, Dominique Adam e Kelli Smythe, que envolveram-se com o See Color por meio de seus trabalhos de mestrado. Após a apresentação, haverá um workshop com deficientes visuais no auditório.

Para mais informações, acesse a página da BPP ou entre em contato pelo 3221-4985.

 

Palestra sobre sistema de cores para pessoas com deficiência visual

Data: 18 de maio, às 13h30

Local: Auditório da BPP – R. Cândido Lopes, 133, Centro, Curitiba.

Entrada franca

Sugestões

Editora UFPR realiza 14º  Feirão de Livros de 09 a 11 de abril
A 14ª edição do Feirão de Livros da Editora UFPR será realizada presencial, de 9 a 11 de abril, no Centro...
ProEduc SiBi/UFPR promove evento de extensão on-line
O Programa de Educação Continuada de Usuários (ProEduC) do  Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal...
Concerto de órgão com a musicista Elisa Freixo; 21 de março
Nesta quinta-feira (21), às 19:30, o Santuário de São Benedito na Lapa (PR) recebe a organista Elisa...
VI Seminário de integração e dicas instrumentais para pesquisa 2024; de 25 a 27 de março
O programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (PPGGI/UFPR) promove...