Palestra orienta sobre como pesquisar em bases de dados – 5 de dezembro

Superintendência de Comunicação Social     4 de dezembro de 2018 - 14h53

Quem deseja aprender mais sobre pesquisa em base de dados terá uma boa oportunidade nesta quarta-feira (5). Renan Neves Turíbio, representante da EBSCO (fornecedora mundial de soluções para bibliotecas) dará uma palestra no campus Jardim Botânico, a partir das 14 horas, com o tema “Como pesquisar em periódicos científicos no formato eletrônico?”.

O palestrante vai apresentar recursos como pesquisa avançada, criação de alerta, tradução de artigos, exportação de artigos para o Mendeley e EndNote web e diversas outras funcionalidades que potencializam o uso da ferramenta.

Será também uma oportunidade para conhecer melhor a busca integrada (EDS) – um mecanismo que reúne diversas fontes do que está sendo procurado numa única busca. Com a ferramenta, é possível pesquisar os itens do acervo físico e digital da UFPR ao mesmo tempo em que o mecanismo procura em fontes como: bases do Portal de Periódicos Capes disponíveis para a UFPR; bases assinadas à parte pela UFPR (a exemplo de diversas bases assinadas da própria EBSCO); catálogos de bibliotecas de instituições de diversos países; e diversas fontes de informação de acesso aberto do mundo todo que a EBSCO integra na busca.

A palestra é uma promoção da Biblioteca de Ciências Florestais e da Madeira, em parceria com o Programa da Disciplina de Seminários do Programa de Pós-Graduação da Engenharia Florestal.

Palestra: “Como pesquisar em periódicos científicos no formato eletrônico?”
Data: 05/12/2018, das 14h às 15h30.
Local: Auditório do Cifloma (Centro de Ciências Florestais e da Madeira) – Av. Prefeito Lothário Meissner, 632 – Campus Jardim Botânico
Inscrições: https://goo.gl/forms/yQHYDKXW7y8ROLFy1
Dúvidas e informações: (41) 3360-4311, referenciacf@ufpr.br