Eventos

Núcleo de Pesquisas de Relações Raciais, Ciência e Tecnologia inaugura no dia 17

Jéssica Tokarski     4 de maio de 2018 - 12h36

O Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná inaugura, no dia 17 de maio, o Núcleo de Pesquisas de Relações Raciais (NUPRA). Na ocasião, também será realizada uma mesa redonda com o tema “Ações Afirmativas e Contribuições para a Ciência e Tecnologia dos Estudantes Negros”.

O NUPRA foi criado com o objetivo de promover a formação, a troca de conhecimento e o intercâmbio de metodologias e experiências relacionadas às práticas acadêmicas de estudantes da UFPR com o intuito do fortalecimento de ações afirmativas, tais como: o incentivo a participação de estudantes afrodescendentes em ciência e tecnologia, de alunos oriundos de escolas públicas, de estudantes autodeclarados, e toda a comunidade acadêmica que tenha interesse em participar.

“O núcleo tem a finalidade de desenvolver atividades de pesquisa e extensão acadêmica de acordo com a política institucional, em uma conjuntura que contemple conhecimentos aplicáveis à realidade sociocultural e desenvolvimento tecnológico, de forma que o processo de estudo científico possa contribuir para o processo de aprendizagem do corpo acadêmico”, conta o professor Ramón Cortés Paredes, membro da comissão organizadora.

A constituição do NUPRA é uma demanda de alunas e alunos negras e negros da Ciência e Tecnologia, principalmente dos cursos de Engenharia do Setor. Inicialmente, foi constituído por alunos e professores do Departamento de Engenharia Mecânica com o intuito de abranger áreas e combinar conhecimentos científicos entre setores de pesquisas. A finalidade é suprir questões históricas de produção e divulgação científica, unindo as atividades de ensino e extensão por meio do resgate epistemológico negro africano e diaspórico.

Inauguração

As atividades do NUPRA têm início às 13h30 do dia 17 de maio com a mesa redonda “Ações Afirmativas e Contribuições para a Ciência e Tecnologia dos Estudantes Negros”. O debate terá a participação dos professores Anna Maria Canavarro Benite, presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as e coordenadora do coletivo negro CIATA; Veronica Calazons, pesquisadora e coordenadora do NEABI UTFPR; Ivo Queiroz, aposentado UTFPR e colaborador do NUPRA; Paulo Vinicius, pesquisador do NEAB/UFPR; e Rosa A. Espejo Trigo, pesquisadora e colaboradora do NUPRA.

Às 17h30 acontece a cerimônia de inauguração no Auditório do Setor de Tecnologia, seguida pela palestra “Protagonismo dos Povos Africanos e da Diáspora no Desenvolvimento Tecnológico da Humanidade”, ministrada por Anna Maria Canavarro Benite.

Mais informações sobre a inauguração e o NUPRA estão disponíveis no site do núcleo.