Universidade Federal do Paraná

Menu

Eventos

Núcleo de Pesquisas de Relações Raciais, Ciência e Tecnologia inaugura no dia 17

Jéssica Tokarski     4 de maio de 2018 - 12h36

O Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná inaugura, no dia 17 de maio, o Núcleo de Pesquisas de Relações Raciais (NUPRA). Na ocasião, também será realizada uma mesa redonda com o tema “Ações Afirmativas e Contribuições para a Ciência e Tecnologia dos Estudantes Negros”.

O NUPRA foi criado com o objetivo de promover a formação, a troca de conhecimento e o intercâmbio de metodologias e experiências relacionadas às práticas acadêmicas de estudantes da UFPR com o intuito do fortalecimento de ações afirmativas, tais como: o incentivo a participação de estudantes afrodescendentes em ciência e tecnologia, de alunos oriundos de escolas públicas, de estudantes autodeclarados, e toda a comunidade acadêmica que tenha interesse em participar.

“O núcleo tem a finalidade de desenvolver atividades de pesquisa e extensão acadêmica de acordo com a política institucional, em uma conjuntura que contemple conhecimentos aplicáveis à realidade sociocultural e desenvolvimento tecnológico, de forma que o processo de estudo científico possa contribuir para o processo de aprendizagem do corpo acadêmico”, conta o professor Ramón Cortés Paredes, membro da comissão organizadora.

A constituição do NUPRA é uma demanda de alunas e alunos negras e negros da Ciência e Tecnologia, principalmente dos cursos de Engenharia do Setor. Inicialmente, foi constituído por alunos e professores do Departamento de Engenharia Mecânica com o intuito de abranger áreas e combinar conhecimentos científicos entre setores de pesquisas. A finalidade é suprir questões históricas de produção e divulgação científica, unindo as atividades de ensino e extensão por meio do resgate epistemológico negro africano e diaspórico.

Inauguração

As atividades do NUPRA têm início às 13h30 do dia 17 de maio com a mesa redonda “Ações Afirmativas e Contribuições para a Ciência e Tecnologia dos Estudantes Negros”. O debate terá a participação dos professores Anna Maria Canavarro Benite, presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros/as e coordenadora do coletivo negro CIATA; Veronica Calazons, pesquisadora e coordenadora do NEABI UTFPR; Ivo Queiroz, aposentado UTFPR e colaborador do NUPRA; Paulo Vinicius, pesquisador do NEAB/UFPR; e Rosa A. Espejo Trigo, pesquisadora e colaboradora do NUPRA.

Às 17h30 acontece a cerimônia de inauguração no Auditório do Setor de Tecnologia, seguida pela palestra “Protagonismo dos Povos Africanos e da Diáspora no Desenvolvimento Tecnológico da Humanidade”, ministrada por Anna Maria Canavarro Benite.

Mais informações sobre a inauguração e o NUPRA estão disponíveis no site do núcleo.




UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2018 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR