Eventos

Inscrições abertas para o minicurso Filosofia Africana e Educação, que será em 20 de fevereiro na Reitoria

Camille Bropp     9 de fevereiro de 2018 - 20h37

Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da UFPR, o minicurso Filosofia Africana e Educação, marcado para 20 de fevereiro, no Campus Reitoria, está com inscrições abertas. Interessados em garantir certificado de participação podem se cadastrar por meio de um formulário online.

O minicurso terá como convidados os professores de filosofia Renato Noguera, também pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-brasileiros (Leafro) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Wanderson Flor do Nascimento, co-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde (Geperges Audre Lorde), da Universidade de Brasília (UnB); Eduardo David de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), líder do Grupo de Pesquisa Griô (Cultura Popular e Diáspora Africana); e Luiz Thiago Freire Dantas, doutorando em Filosofia pela UFPR, onde pesquisa Filosofia Africana.

O minicurso será realizado na Sala Homero de Barros, no 1.º andar do Edifício Dom Pedro I, das 8h30 as 17h30. A programação completa e mais informações podem ser obtidas na fanpage do evento no Facebook.

Sobre o tema

Filosofia Africana é a forma como é conhecida a vertente filosófica que destaca estudiosos do continente, muitas vezes com objetivos educacionais. Além das áreas tradicionais da filosofia, como epistemologia e metafísica, autores como Nkolo Foe, Marcien Towa e Chinua Achebe abarcam temas relacionados às populações africanas, como a diáspora africana e cultura popular.

Segundo Wanderson Flor do Nascimento, a Filosofia Africana contribui para “difundir outras imagens sobre as populações africanas e afro-brasileiras, múltiplas, plurais e que não se reduzam ao imaginário inferiorizante tão comum em nosso cotidiano, ainda marcado pelas feridas coloniais”.