Engenharia Elétrica inaugura Laboratório de Compatibilidade Eletromagnética

Jéssica Tokarski     16 de abril de 2018 - 11h55

Nesta quarta-feira (18), o Departamento de Engenharia Elétrica do Setor de Tecnologia (DELT) inaugura o Laboratório de Compatibilidade Eletromagnética (LCE), que possui a capacidade de realizar ensaios de emissões e susceptibilidade radiadas e emissões conduzidas para realizar a pré-certificação de sistemas e produtos elétricos e eletrônicos.

Este será o único laboratório do Paraná a possuir uma câmara anecoica – sala projetada para conter reflexões, tanto de ondas sonoras quanto eletromagnéticas – que possibilita a realização de diversos cenários de testes de acordo com exigências de normas internacionais. Além do pioneirismo nessa questão, o laboratório impulsionará pesquisas de compatibilidade eletromagnéticas no estado, permitindo realizar testes controlados além das simulações computacionais já utilizadas.

A inauguração acontece no dia 18 de abril, às 10h, no Prédio da Engenharia Elétrica (Prédio PK), situado no Centro Politécnico.

O LCE é fruto de uma doação por parte da empresa Unify – Alemanha, intermediada pela Unify – Brasil. Os trâmites do processo de doação entre a UFPR e a Unify foram iniciados em 2016. Os equipamentos doados chegaram a Curitiba no mês de abril de 2017. As despesas de logística e transporte do laboratório foram custeadas pela UFPR. A montagem do laboratório envolveu uma equipe de prestadores de serviços, técnicos, alunos e professores do DELT durante um período de oito meses.

Laboratório de Compatibilidade Eletromagnética

Data: 18 de abril

Local: Prédio da Engenharia Elétrica / Centro Politécnico

Endereço: Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 – Jardim das Américas, Curitiba – PR