Colaboradores do HC lançam livros sobre contexto hospital – 2/3

Superintendência de Comunicação Social     26 de fevereiro de 2018 - 17h15

Dois livros de autoria de funcionários do Hospital de Clínicas da UFPR serão lançados na próxima sexta-feira (2/3): “Planejamento Estratégico em Hospitais Universitários Federais”, da administradora Luana de Assis e do economista e pesquisador Christian Luiz da Silva; e “Ambiente e Arquitetura Hospitalar”, da enfermeira Graciele de Matia. O lançamento acontece às 10h30, no Hall da direção do HC.

A obra de Luana e Christian explora a política pública de saúde atual, com a reestruturação dos hospitais universitários federais, por um decreto de 2010. A intenção da reestruturação era prover recursos financeiros, tecnológicos e materiais a essas organizações. A partir das análises do planejamento estratégico das instituições, os autores buscam refletir sobre o que pode ser feito para aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais universitários federais à população.

Luana de Assis é graduada em Administração e trabalha como administradora do Complexo Hospital de Clínicas, com ênfase em planejamento. Christian Luiz da Silva é economista e coordenador adjunto dos programas profissionais de pós-graduação da Capes na área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia.

A obra de Graciele aborda um cenário também de estratégia, com cunho mais ligado ao comportamento humano. Em “Ambiente e Arquitetura Hospitalar”, a autora trata de como desenvolver um projeto de estrutura hospitalar que proporcione o acolhimento humanizado dos pacientes e garanta que tanto as necessidades dos clientes quanto as dos colaboradores sejam atendidas com segurança e eficiência. Graciele é graduada em Enfermagem e atualmente é coordenadora do Hospital de Clínicas da UFPR e professora na área de Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe.

Lançamento dos livros “Ambiente e Arquitetura Hospitalar” e “Ambiente e Arquitetura Hospitalar”

Data: 2 de março de 2018 às 10:30
Onde: Hall da direção do Complexo Hospital de Clínicas da UFPR/EBSERH