Universidade Federal do Paraná

Menu

Eventos

Caminhamos para os próximos 100 anos

Superintendência de Comunicação Social     20 de dezembro de 2012 - 16h48

Artigo publicado no site do jornal Gazeta do Povo, em 19/12/2012

Caminhamos para os próximos 100 anos

Hoje é dia de festa para o povo paranaense. A Universidade Federal do Paraná comemora o seu primeiro centenário. Nesses 100 anos, a UFPR tem oferecido à sociedade paranaense o que há de melhor associando tradição, modernidade e a inclusão social indispensável para a construção de uma sociedade mais justa, humana e democrática. Sempre em busca de excelência no ensino, pesquisa e extensão.
A história da universidade mais antiga do Brasil se entrelaça com a do estado, e não seria de outra forma. Dois grupos pioneiros liderados pelos médicos Victor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo uniram-se e encontraram forças para iniciar um projeto ambicioso e vitorioso. Em 1912, no dia 19 de dezembro, data da emancipação política, foi criada a Universidade do Paraná. No início, com 26 professores e 97 alunos, funcionava em uma casa alugada na Rua Comendador Araújo, mantida com subvenções públicas e com a mensalidade dos alunos. Logo iniciou-se a construção do prédio na Praça Santos Andrade – símbolo de Curitiba e orgulho dos paranaenses –, com o projeto do engenheiro Baêta de Faria, em um terreno doado pela prefeitura de Curitiba.
Em 1915, a Lei Maximiliano, que desmembrou os cursos da universidade e criou várias faculdades, abalou os pilares da UFPR. Mas eles se mantiveram firmes e a situação foi revertida. Desde o seu início, a instituição sempre se pautou pela excelência acadêmica tanto na educação profissional como na graduação e na pós-graduação. Hoje, somos uma das maiores universidades federais do país, reconhecida nacional e internacionalmente, em uma comunidade com mais de 40 mil pessoas, entre docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes.
No pluralismo da Universidade Federal do Paraná, convivemos em um ambiente de construção da cidadania e de uma cultura da participação. Somos todos UFPR, comprometidos com a formação e transformação de gerações em agentes efetivos de mudanças na sociedade. Somos detentores do 7.º lugar no Ranking Universitário realizado por uma instituição privada; alcançamos a marca de 230 pedidos de patentes protocolados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial; recebemos mais de R$ 11 milhões no último edital do Fundo Setorial de Infraestrutura da Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia – o segundo maior valor do Brasil.
Estamos presentes em vários pontos do estado. A Universidade Federal do Paraná conta hoje com vários campi em Curitiba, além do campus no interior do estado, em Palotina; e no Litoral, em Pontal do Paraná e Matinhos. Temos quatro hospitais universitários, 15 bibliotecas, laboratórios de ponta e seis fazendas experimentais. A comunidade acadêmica ganhará mais um campus, o Rebouças; E será construído ainda o campus Cabral.
A UFPR está voltada para projetos de sustentabilidade. Em breve vamos inaugurar o “prédio verde” do Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade (Ligh). Para viabilizar os nossos sonhos, contamos com a colaboração dos nossos parceiros institucionais. Em conjunto, viabilizamos o Movimento Pró-UFPR, que visa arrecadar recursos para grandes projetos.
Neste ano do centenário, vivemos momentos de reflexão, aprendizagem, buscas, descobertas e troca de experiências. Chegamos até aqui mais fortes e unidos. Prontos para celebrar. Comemoramos com louvor a dedicação de todos os que passaram pela nossa universidade, os que aqui estão e os que virão.
Que venham mais 100!

Zaki Akel Sobrinho é reitor da Universidade Federal do Paraná.
Rogério Andrade Mulinari, vice-reitor, é presidente do Comitê Executivo dos 100 anos da UFPR.




UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR