Universidade Federal do Paraná

Menu

DEPOIMENTO #VALORIZA UFPR

Atualmente, sou servidor técnico-administrativo da Universidade e gostaria de compartilhar minha história para a campanha #VALORIZAUFPR:

Minha relação com a UFPR começou quando eu tinha 12 anos. Morávamos com meus avós no bairro Jardim das Américas, a uma quadra do Centro Politécnico. Como gostava muito de futebol, meu pai descobriu que havia uma escolinha de futebol de campo ali no centro de Educação Física do Politécnico e me matriculei em 1998. Eu me divertia muito, mas não tive muito sucesso com essa carreira…se me lembro bem, não gostava de jogar na chuva e logo emburrava. A história e meus laços com a Universidade estava só começando e eu nem imaginava.

Com o passar dos anos, fui descobrindo que a Universidade estava em outros bairros também e que tinha diversas opções de cursos, e que a UFPR era muito mais do que um campo de futebol. Saindo do Ensino Médio, vi minha irmã passar no curso de Engenharia Cartográfica da UFPR em 2008 e assisti toda a emoção e o envolvimento de amigos e familiares por ver o nome de alguém tão próximo na famosa lista de aprovados e na tal festa dos calouros. Desde então, não parava de imaginar quando chegaria a minha vez. Lembro até hoje da primeira vez que fiz o vestibular no ano seguinte: mãos tremendo no preenchimento do gabarito, relógio correndo muito mais rápido que o normal e fui o último a sair da sala. Por algum motivo tentei o curso de Ciências Biológicas, mas parei nas questões discursivas da segunda fase.

Mas no ano seguinte, a tão esperada porta para o acesso na UFPR se abriu através do curso de Comunicação Institucional, no Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da Universidade. Depois de muita emoção e de viver a alegria da conquista, lá estava eu, no bairro Jardim das Américas novamente. Nova fase, novos aprendizados e um sentimento novo nascia: o orgulho de ser UFPR! Por onde ia, usava o sonhado moletom com as iniciais da Universidade, fiz adesivos e contava para quem encontrasse pela frente onde estudava. Com o início do curso no período da tarde, surgiu a oportunidade de fazer um estágio pela manhã, na UTFPR. E foram nessas manhãs, dentre idas e vindas da realização de tarefas diárias, que conheci uma menina… que então se tornaria minha namorada, noiva e esposa.

Mas voltando ao SEPT, a necessidade de leitura de materiais a pedido dos professores e a frequência na biblioteca aumentou muito e ali mesmo, no balcão de retirada dos livros, iniciava-se uma nova etapa na minha relação com a UFPR. A moça que me atendia tornou-se minha amiga e depois de algum tempo descobri que ela não era uma estagiária como eu, mas sim uma servidora da universidade, o que me instigou a tentar um concurso público. Por que não tentar?

As primeiras tentativas não deram bons resultados, mas em 2012, recebi um e-mail com o assunto: CONVOCAÇÃO PARA NOMEAÇÃO EM CARGO PÚBLICO. Só lembro do medo de abrir o link (pensando ser um vírus) e do coração disparado quando vi que era verdade! Mais um capítulo do orgulho em ser UFPR estava sendo escrito em minha vida: me tornei um servidor da Universidade Federal do Paraná. Agora é o crachá que está comigo pra lá e pra cá.

Depois de passar pela equipe de gestão de pessoas, fui direcionado para trabalhar na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. No dia da minha apresentação, estava lá o diretor da Editora UFPR, que devido às minhas experiências profissionais que tive e o curso estudado, me desafiou e me incumbiu a tarefa de criar um setor de marketing e comunicação na Editora. Dois anos de muito trabalho e dedicação se passaram e neste período, uma oportunidade de dar um passo adiante surgiu: fazer uma pós-graduação na área de Marketing Empresarial, no Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração da UFPR. Hoje, me tornei especialista em Marketing Empresarial e trabalho na Agência de Inovação da UFPR, na coordenação de empreendedorismo e incubação de empresas.

Resumindo: estudei na UFPR, trabalho nela e para ela, conheci minha esposa através dela, sustento minha família e me desenvolvo diariamente com a Universidade, a qual minha filha já está frequentando os corredores e no que depender de mim e com a bênção de Deus, estará brevemente numa sala de aula também.

Por trabalhar com empreendedorismo, atendemos muitos alunos com brilho nos olhos e cheios de sonhos. Se eu posso dar uma dica a eles, digo: nunca deixe de sonhar, mas também nunca deixe de se preparar, realizar e fazer acontecer. Acredite no seu potencial, tenha fé e realize, pois uma hora sua estrela vai brilhar.

E tenho certeza que a história não termina aqui. Já estou pleiteando um mestrado na Universidade, para que, num futuro não muito distante, possa lecionar e inspirar alunos a se orgulharem da UFPR, como eu me orgulho.

Michael Schaffer
Técnico-administrativo / Agência de Inovação UFPR

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR