Cátedras

Uma Cátedra é uma outorga que a Unesco faz a uma entidade, preferencialmente universidade, para que esta potencialize atividades de ensino, reflexão e ações sobre determinado tema. A Cátedra é um contrato de execução de uma nobre atividade. A Universidade Federal do Paraná através da AUGM – Associação de Universidades do Grupo Montevideo, desenvolve projetos, discussões e grupos de estudo em Cátedras da UNESCO e da ONU.

Cultura da Paz

A parceria com a UFPR começou em 1996. Desde sua constituição, até os dias de hoje, foram realizados vários seminários regionais, reuniões de trabalho de grupos especializados em distintas temáticas. Os objetivos da Cátedra da Paz são promover uma cultura da paz, desenvolvendo um sistema integrado de atividades de ensino e de pesquisa, utilizando todos os meios apropriados para transferência de conhecimento (cursos, conferências, seminários, mesas redondas, colóquios, publicações, material audiovisual, centros de informação e de documentação etc).

Coordenadora: Prof. Dra. Maria Tarcisa  Silva Bega

Patrimônios Culturais Alimentares

Em 2011 a Universidade Federal do Paraná foi agraciada, juntamente com outras instituições de ensino superior do exterior, com a cátedra da Unesco na área Salvaguarda e Valorização dos Patrimônios Culturais Alimentares. As outras seis instituições que conseguiram o reconhecimento são as de Tours (França), Pondichéry (Índia), Beiruth ( Líbano), Kénitra (Marrocos), Niamey (Nigéria) e Hong-Kong (China). A cátedra da UNESCO, de nível interdisciplinar, constitui uma estrutura de estímulo e apoio científico internacional, compreendendo atividades de formação na Pós-Graduação, de pesquisas, de intercâmbios universitários envolvendo estudantes e professores, organização de seminários e colóquios e ofertas de bolsas de estudos, todos voltados à área dos patrimônios culturais alimentares.

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Roberto Antunes dos Santos