+ UFPR

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Vice-reitora e professoras da UFPR são premiadas no Projeto Mulheres Paranaenses

Superintendência de Comunicação Social     16 de março de 2017 - 15h35

Wanda, ao centro, entre as homenageadas: “Os prêmios que entregamos hoje mostram o quando a UFPR é importante nas questões de gênero”. Imagem: Samira Chami Neves.

Graciela (centro, de preto) entre Ivete (à esquerda), Regina (de vermelho) e Ana. Imagem: Samira Chami Neves.

O Projeto Mulheres Paranaenses, promovido pelo UniBrasil Centro Universitário, premiou três docentes da UFPR, nesta quarta-feira (dia 15), em reconhecimento pelas atividades de destaque que desenvolvem na sociedade: a vice-reitora Graciela Inês Bolzón de Muniz e as professoras Ana Carla Harmatiuk Matos (do Departamento de Direito Civil) e Regina Maria Hartog Pombo Rodriguez (vice-diretora do Setor de Tecnologia, do Departamento de Engenharia Mecânica). O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, prestigiou as premiações.
As premiadas foram escolhidas por colegas – alunas, professoras e colaboradoras – nas suas respectivas áreas de conhecimento. Além das três professoras da Universidade Federal, receberam o prêmio a arquiteta e urbanista graduada pela UFPR Elisabete França (indicada pela Escola de Comunicação, Arquitetura e Design), a advogada Ivete Caribé Rocha (Escola de Educação e Humanidades), a juíza aposentada Leda de Oliveira Pinho (indicada pela Comunidade Acadêmica); a empresária Márcia Regina Munaro Pepino (escolhida pela Escola de Negócios), a psicóloga Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira (Escola de Saúde) e a administradora da regional Boa Vista, Janaina Lopes Gehr (Amiga UniBrasil).
Reconhecimento
Para Graciela Bolzón de Muniz, o prêmio é importante por reconhecer a importância do papel das professoras e pesquisadoras da UFPR. “Fiquei emocionada com a homenagem. A mulher ocupa cada vez mais espaço na pesquisa e é muito bom que isso aconteça”, comentou a vice-reitora da UFPR, que recebeu o prêmio principal da noite – “Mulher Paranaense 2017”.
A professora-doutora Ana Matos recebeu o prêmio da Escola de Direito e Regina Rodrigues, da Escola de Engenharia. Para Ana, que trabalha com o Núcleo de Direitos Humanos e Vulnerabilidade, o prêmio é um reconhecimento importante para as mulheres. “A discriminação contra as mulheres é evidente na sociedade. O prêmio valoriza as pessoas que atuam nas suas áreas e é importante para que as pessoas tenham maior percepção sobre o tema”. Já a professora-doutora Regina avaliou que o fato de atuar em uma área predominantemente masculina valoriza ainda mais o prêmio. “Fico feliz de receber um prêmio tão importante”.
Valorização da mulher
Além das premiações, os organizadores do “Mulheres Paranaenses” promoveram palestra com a fotógrafa, professora e doutora em Sociologia pela UFPR Izabel Liviski, uma das profissionais mais importante da área em Curitiba. Primeira mulher a ser admitida como fotógrafa no jornal Gazeta do Povo, ela falou sobre o tema “O protagonismo da mulher na fotografia”.
A coordenadora do projeto, professora Wanda Camargo, explicou o objetivo do “Mulheres Paranaenses”, criado há seis anos: “Queremos posicionar a mulher nas questões de gênero. Valorizar mulheres que, com seu trabalho, contribuem para o desenvolvimento social, científico e econômico do Paraná”, disse ela, que realçou o papel da UFPR neste processo. “Os prêmios que entregamos hoje mostram o quando a UFPR é importante nas questões de gênero”.

Veja mais imagens do evento no Flickr da UFPR, aqui.