Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Vice-reitora e professoras da UFPR são premiadas no Projeto Mulheres Paranaenses

Superintendência de Comunicação Social     16 de março de 2017 - 15h35

Wanda, ao centro, entre as homenageadas: “Os prêmios que entregamos hoje mostram o quando a UFPR é importante nas questões de gênero”. Imagem: Samira Chami Neves.

Graciela (centro, de preto) entre Ivete (à esquerda), Regina (de vermelho) e Ana. Imagem: Samira Chami Neves.

O Projeto Mulheres Paranaenses, promovido pelo UniBrasil Centro Universitário, premiou três docentes da UFPR, nesta quarta-feira (dia 15), em reconhecimento pelas atividades de destaque que desenvolvem na sociedade: a vice-reitora Graciela Inês Bolzón de Muniz e as professoras Ana Carla Harmatiuk Matos (do Departamento de Direito Civil) e Regina Maria Hartog Pombo Rodriguez (vice-diretora do Setor de Tecnologia, do Departamento de Engenharia Mecânica). O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, prestigiou as premiações.
As premiadas foram escolhidas por colegas – alunas, professoras e colaboradoras – nas suas respectivas áreas de conhecimento. Além das três professoras da Universidade Federal, receberam o prêmio a arquiteta e urbanista graduada pela UFPR Elisabete França (indicada pela Escola de Comunicação, Arquitetura e Design), a advogada Ivete Caribé Rocha (Escola de Educação e Humanidades), a juíza aposentada Leda de Oliveira Pinho (indicada pela Comunidade Acadêmica); a empresária Márcia Regina Munaro Pepino (escolhida pela Escola de Negócios), a psicóloga Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira (Escola de Saúde) e a administradora da regional Boa Vista, Janaina Lopes Gehr (Amiga UniBrasil).
Reconhecimento
Para Graciela Bolzón de Muniz, o prêmio é importante por reconhecer a importância do papel das professoras e pesquisadoras da UFPR. “Fiquei emocionada com a homenagem. A mulher ocupa cada vez mais espaço na pesquisa e é muito bom que isso aconteça”, comentou a vice-reitora da UFPR, que recebeu o prêmio principal da noite – “Mulher Paranaense 2017”.
A professora-doutora Ana Matos recebeu o prêmio da Escola de Direito e Regina Rodrigues, da Escola de Engenharia. Para Ana, que trabalha com o Núcleo de Direitos Humanos e Vulnerabilidade, o prêmio é um reconhecimento importante para as mulheres. “A discriminação contra as mulheres é evidente na sociedade. O prêmio valoriza as pessoas que atuam nas suas áreas e é importante para que as pessoas tenham maior percepção sobre o tema”. Já a professora-doutora Regina avaliou que o fato de atuar em uma área predominantemente masculina valoriza ainda mais o prêmio. “Fico feliz de receber um prêmio tão importante”.
Valorização da mulher
Além das premiações, os organizadores do “Mulheres Paranaenses” promoveram palestra com a fotógrafa, professora e doutora em Sociologia pela UFPR Izabel Liviski, uma das profissionais mais importante da área em Curitiba. Primeira mulher a ser admitida como fotógrafa no jornal Gazeta do Povo, ela falou sobre o tema “O protagonismo da mulher na fotografia”.
A coordenadora do projeto, professora Wanda Camargo, explicou o objetivo do “Mulheres Paranaenses”, criado há seis anos: “Queremos posicionar a mulher nas questões de gênero. Valorizar mulheres que, com seu trabalho, contribuem para o desenvolvimento social, científico e econômico do Paraná”, disse ela, que realçou o papel da UFPR neste processo. “Os prêmios que entregamos hoje mostram o quando a UFPR é importante nas questões de gênero”.

Veja mais imagens do evento no Flickr da UFPR, aqui.

 

 

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR