Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Vice-governadora Cida Borghetti destaca atuação da UFPR na revitalização dos Rios Iguaçu e Belém

Superintendência de Comunicação Social     17 de novembro de 2015 - 13h55

A solenidade foi promovida no Canal da Música, em Curitiba. Imagem: Marcos Solivan.

A solenidade foi promovida no Canal da Música, em Curitiba. Imagem: Marcos Solivan.

A UFPR recebeu citação elogiosa da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, hoje em Curitiba, na celebração do Dia do Rio Iguaçu. A Universidade Federal do Paraná é uma das 12 organizações que participam do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu – criado pelo Decreto 1589/2015. Com seus representantes, a UFPR tem atuação decisiva nos processos de revitalização do Iguaçu (que nasce  em Curitiba) e de um dos seus afluentes, o Rio Belém.

“A presença da UFPR neste processo é fundamental”, destacou Cida, na presença do reitor da Universidade, Zaki Akel Sobrinho, que ocupou posição de destaque na mesa , junto com o governador Beto Richa. “A Universidade Federal do Paraná se sente honrada e tem muito a colaborar com o processo de revitalização dos Rios Iguaçu e Belém com sua qualificada equipe de professores e pesquisadores”, disse Zaki.

Revitalização

O Rio Iguaçu tem 1,3 mil km de extensão e área total de 67 mil metros quadrados, dos quais 54 mil no Paraná). O Iguaçu nasce a Leste de Curitiba e percorre 109 municípios, desembocando, na sua parte final no Paraná, nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Porém, segundo o coordenador do Comitê de Revitalização do Rio Iguaçu, Mario Celso Cunha, o rio sofre processo de degradação provocado pelo lançamento de resíduos sólidos, esgoto urbano, floração de algas e dejetos industriais ao longo de muitos dos seus trechos.

O Paraná pretende aproveitar a experiência da Coreia do Sul em recuperação de rios urbanos para aplicar sua tecnologia no projeto de revitalização da bacia do Rio Iguaçu. Confirmando este compromisso, o embaixador sul-coreano no Brasil, Jeon-Gwan Lee, participou da comemoração pelo Dia do Iguaçu. “Será uma honra trabalhar com o Paraná para fazer este trabalho”, disse. A Coreia do Sul despoluiu a parte urbana do Rio Cheonggyechon, em Seul, capital do país.

 

Por Aurélio Munhoz


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR