Ciência e Tecnologia

Veículo projetado por alunos da UFPR vence competição de enduro

Jaqueline Carrara     23 de novembro de 2015 - 17h10

Equipe baja 3

Em um campo de prova com muita lama, os veículos projetados por estudantes testam sua robustez. FOTO: Equipe UFPR Baja SAE

O veículo construído após meses de estudos realizados por alunos de Engenharia Mecânica e Elétrica da UFPR garantiu o primeiro lugar em três modalidades da etapa sul de uma das competições mais famosas entre universitários. A disputa Baja SAE Etapa Sul é promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, uma organização mundial que põe em prática o treinamento de sala de aula, desafiando os alunos a projetarem, criarem e testarem o desempenho de um veículo real em um ambiente competitivo. As competições SAE contam com mais de 4500 alunos de 500 universidades, de seis continentes.

Veículo já de volta à UFPR após enduro. FOTO: Samira Chami Neves

O primeiro desafio da equipe UFPR Baja SAE foi projetar um veículo off-road de quatro rodas para um único ocupante, devendo ser capaz de manobrar em espaços reduzidos, além de procurar ser seguro, barato, leve, competitivo e durável. O segundo passo foi passar a ideia do papel para a terra, nem sempre firme. O enduro que rendeu aos alunos o primeiro lugar geral só veio após etapas em que o juri avaliou sobre os projetos dos subsistemas, além de comportamento e desempenho dos veículos. Essas avaliações também garantiram à equipe o primeiro lugar em apresentação de projeto, primeiro em conforto, segunda colocação em manobrabilidade e terceira em tração.

Além do Paraná, os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul participaram da competição em Gravataí (RS). FOTO: Equipe UFPR Baja SAE

A competição reuniu equipes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul em um campo de provas na cidade de Gravataí (RS). A equipe da UFPR é coordenada pelo professor Jorge Erthal, do Departamento de Engenharia Mecânica.