+ UFPR

Universidade sem papel: Lançamento oficial do SEI

Superintendência de Comunicação Social     8 de dezembro de 2016 - 20h08

31399917221_37b1e5629d_z

O evento de lançamento do SEI aconteceu nesta quinta-feira, dia 08 de dezembro, na sala do conselho universitário. Recepcionados pelo reitor  Zaki Akel Sobrinho, pelo vice-reitor  Rogério Mulinari e pelo pró-reitor de administração  Edelvino Razzolini Filho, servidores, funcionários, professores e alunos, participaram da cerimônia.

O pró-reitor de Administração Edelvino Razzolini Filho, destacou o comprometimento de toda a equipe de profissionais envolvida no projeto, sob a coordenação do assessor da PRA, Aldemir Junglos. ‘Um time responsável de profissionais abraçou o SEI” .

Para o vice-reitor Rogério Mulinari, a UFPR avança com mais segurança, com mais transparência. ‘A memória da Universidade Federal do Paraná será preservada com todos os requisitos”.

Segundo o reitor Zaki Akel Sobrinho, a universidade entra numa nova era, a UFPR sem papel é um avanço administrativo, “ganhamos prazo, ganhamos velocidade e poupamos gastos”.”É a busca da excelência administrativa: sustentabilidade, eficiência, desburocratização e mais transparência na administração pública”.

31368757082_c0da8929d9_z

Lançado, também  no evento, o livro: Gestão da Informação arquivística para arquivos públicos e privados: Boas práticas, das professoras da UFPR, Edmeire C. Pereira e Suely F. da Silva, mestres em Biblioteconomia e Ciências da Informação, o livro é fruto de um trabalho docente e de pesquisas na universidade Federal do Paraná, como um dos desdobramentos da formação acadêmica em biblioteconomia e documentação.

SEI – SISTEMA ELETRÔNICO DE INFORMAÇÕES

A nova ferramenta tem o objetivo de modernizar a gestão de documentos digitais e processos eletrônicos, viabilizar a transparência, a economicidade na produção de processos em meio digital e facilitar o acesso a informações para a satisfação dos usuários. O SEI pode ser acessado, preferencialmente pelo navegador Mozilla Firefox, no link https://sei.ufpr.br/.
O sistema SEI foi adotado pelo Governo Federal para unificar a movimentação de processos administrativos e financeiros. Por meio dele os processos passarão a ser tramitados entre unidades da UFPR de maneira totalmente digital e, futuramente, também entre os órgãos da Administração Pública Federal.
Sustentabilidade
Além disso, a implantação do SEI é uma das medidas que a UFPR tomou para reduzir a utilização de papel. Diversos setores da instituição já adotaram a digitalização de processos. Sistemas desenvolvidos pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE) minimizaram o número de impressões e a utilização de documentos físicos, dando agilidade ao usuário e diminuindo a produção de resíduos. Dentre eles, destacam-se o Sistema de Controle de Frota (Siconf), que automatizou todo o processo de agendamentos da Central de Transportes (Centran); o Oráculo, que reúne os chamados de atendimento do próprio CCE, possibilitando acompanhamento dos pedidos e avaliação do atendimento; O Sistema de Gestão da Extensão Universitária (Sigeu), que permite o registro das propostas e relatórios de extensão, além de formalizar os mecanismos de prestação de contas; e o Sistema Integrado de Gestão de Acordos (Sigea), que disponibiliza para a comunidade todo o histórico de acordos e contratos firmados pela UFPR. Também contribuem para a sustentabilidade o Portal do Aluno e o Portal do Professor; o processo de inscrição no Programa de Iniciação à Docência (PID), que foi totalmente informatizado; e o sistema de frequência de funcionários, que passou a ser digital. Ademais, a correção de provas do vestibular já está sendo feita de forma eletrônica.
Para maiores informações, é possível enviar e-mail para os seguintes endereços eletrônicos: sei@ufpr.br, qgsei@ufpr.br, equipesei@ufpr.br, junglos@ufpr.br. Ou entrar em contato por meio dos telefones: (41) 3360-3316, (41) 3360-3333. Novidades na página do SEI: http://www.ufpr.br/sei/.