Universidade Federal do Paraná

Menu

Últimas notícias...

    Nenhuma notícia nesta categoria!


Histórico de notícias

Universidade Federal do Espírito Santo lança aplicativo educativo sobre combate ao mosquito Aedes aegypti

Jaqueline Carrara     5 de abril de 2016 - 16h49

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) lançou um aplicativo para orientar o usuário quanto ao controle de focos e alerta sobre a rotina do combate ao mosquito transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya.

Aplicativo UFESO Aplicativo Educativo Aedes Zero foi desenvolvido pelo Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais (Loop), coordenado pelos professores do Departamento de Desenho Industrial Hugo Cristo e Ana Claudia Berwanger, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade. A iniciativa segue as diretrizes do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika e do Programa Saúde da Escola.

“Essa primeira versão é destinada aos estudantes do ensino médio, envolvendo linguagens próprias para essa faixa etária. Em breve, teremos o aplicativo destinado ao público infantil e universitário”, explica o professor Hugo Cristo Sant’anna. A ferramenta está disponível na loja de aplicativos do Google, gratuitamente, para download em celulares que usam o sistema Android.

Alerta

A pró-reitora de Extensão e infectologista, professora Angélica Espinosa Barbosa Miranda, destaca que a ferramenta é mais uma ação que irá auxiliar no combate ao mosquito. “O objetivo do aplicativo é orientar os estudantes do ensino médio a respeito do ciclo de vida do mosquito e o seu controle. É por isso que, dentre os seus ícones, existe um que alerta o usuário a respeito dos hábitos diários de prevenção, tais como limpar os vasos das plantas, verificar se a tampa da caixa-d’água está fechada ou verificar se tem água acumulada em algum vasilhame, por exemplo. Será o usuário quem irá determinar a frequência dos alertas”, ressalta.

Para conhecer outras informações, acesse www.proex.ufes.br.

Com informações da Pró-Reitoria de Extensão da UFES


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR