Últimas notícias...

Nenhuma notícia nesta categoria!

Histórico de notícias

Universidade Federal do Espírito Santo lança aplicativo educativo sobre combate ao mosquito Aedes aegypti

Jaqueline Carrara     5 de abril de 2016 - 16h49

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) lançou um aplicativo para orientar o usuário quanto ao controle de focos e alerta sobre a rotina do combate ao mosquito transmissor do zika vírus, da dengue e da febre chikungunya.

Aplicativo UFESO Aplicativo Educativo Aedes Zero foi desenvolvido pelo Laboratório e Observatório de Ontologias Projetuais (Loop), coordenado pelos professores do Departamento de Desenho Industrial Hugo Cristo e Ana Claudia Berwanger, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade. A iniciativa segue as diretrizes do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika e do Programa Saúde da Escola.

“Essa primeira versão é destinada aos estudantes do ensino médio, envolvendo linguagens próprias para essa faixa etária. Em breve, teremos o aplicativo destinado ao público infantil e universitário”, explica o professor Hugo Cristo Sant’anna. A ferramenta está disponível na loja de aplicativos do Google, gratuitamente, para download em celulares que usam o sistema Android.

Alerta

A pró-reitora de Extensão e infectologista, professora Angélica Espinosa Barbosa Miranda, destaca que a ferramenta é mais uma ação que irá auxiliar no combate ao mosquito. “O objetivo do aplicativo é orientar os estudantes do ensino médio a respeito do ciclo de vida do mosquito e o seu controle. É por isso que, dentre os seus ícones, existe um que alerta o usuário a respeito dos hábitos diários de prevenção, tais como limpar os vasos das plantas, verificar se a tampa da caixa-d’água está fechada ou verificar se tem água acumulada em algum vasilhame, por exemplo. Será o usuário quem irá determinar a frequência dos alertas”, ressalta.

Para conhecer outras informações, acesse www.proex.ufes.br.

Com informações da Pró-Reitoria de Extensão da UFES