Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Começa nesta quinta simpósio internacional sobre exame que atesta proficiência em Língua Portuguesa

Superintendência de Comunicação Social     8 de novembro de 2017 - 16h10

Curitiba vai receber de 9 a 11 de novembro o IV Simpósio Internacional Celpe-Bras, que reunirá pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, professores e coordenadores de postos aplicadores do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. O simpósio está sendo organizado pelo Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR (Celin), que é um dos 28 postos aplicadores do exame no Brasil e o único em Curitiba.

Aplicado desde 1998, o Celpe-Bras é o exame oficial brasileiro para certificação de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros. Além de um instrumento de avaliação, é considerado um meio de promoção internacional da Língua Portuguesa. E este será justamente o foco da quarta edição do simpósio: a discussão do exame Celpe-Bras como instrumento de política linguística. O evento pretende promover a troca de conhecimentos sobre o tema e o aperfeiçoamento técnico dos profissionais envolvidos, além de divulgar o exame.

O Celpe-Brasfoi criado para atender, inicialmente, estrangeiros que frequentavam as universidades federais. Com o tempo, passou a atender também outros públicos, como pessoas interessadas na validação de diplomas ou estrangeiros cujos empregadores recomendam a realização do exame.

O número de participantes cresceu significativamente desde a sua criação: foram 127 candidatos na primeira edição, em 1998, e 12.695 no ano passado. O exame é aplicado duas vezes por ano, sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Hoje, além dos 28 postos aplicadores no Brasil, o Celpe-Bras mantém 58 postos no exterior. São instituições de ensino superior, representações diplomáticas e missões consulares, centros e institutos culturais interessados na difusão da Língua Portuguesa.

O simpósio

Cerca de 300 pessoas são esperadas para o simpósio, que acontecerá de 9 a 11 de novembro. A conferência de abertura – com o tema “A internacionalização da Língua Portuguesa é um projeto viável?” – será proferida a partir das 8 horas do dia 9, pelo professor e ex-reitor da UFPR Carlos Alberto Faraco, que é um dos mais respeitados linguistas brasileiros. No encerramento, a conferência ficará a cargo da professora Matilde Scaramucci, da Unicamp, com o tema “O exame Celpe-Bras: letramento em avaliação e efeitos retroativos positivos”.

A programação inclui minicursos, palestras e mesas redondas, com a participação de professores e pesquisadores de várias instituições. Entre os temas que serão discutidos estão políticas linguísticas, avaliação e letramento, aspectos interculturais do exame Celpe-Bras, formação de professores e capacitação de aplicadores.

Grupo de trabalho especial

No dia 8 de novembro, antes da abertura do simpósio, haverá um pré-evento: um grupo de trabalho formado por representantes convidados do governo federal e das instituições de ensino superior que ofertam curso preparatório para o exame Celpe-Bras para alunos selecionados pelo PEC-G – programa do Ministério da Educação e do Itamaraty que oferece vagas em universidades brasileiras para alunos de países em desenvolvimento.

A intenção é discutir a padronização do acolhimento e do atendimento aos alunos do chamado Pré PEC-G – período em que os estudantes provenientes de países em que não há aplicação do exame Celpe-Bras frequentam o curso de Português para Estrangeiros nas universidades credenciadas.

 

IV Simpósio Internacional Celpe-Bras
Dias 9, 10 e 11 de novembro
No Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin – UFPR)
Inscrição para ouvintes – até 31 de outubro

Inscrições e outras informações:
http://www.celin.ufpr.br/portal/sincelpe/ 
https://www.facebook.com/IVSincelpe/

 

Lorena Aubrift Klenk


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR