+ UFPR

Começa nesta quinta simpósio internacional sobre exame que atesta proficiência em Língua Portuguesa

Superintendência de Comunicação Social     8 de novembro de 2017 - 16h10

Curitiba vai receber de 9 a 11 de novembro o IV Simpósio Internacional Celpe-Bras, que reunirá pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, professores e coordenadores de postos aplicadores do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. O simpósio está sendo organizado pelo Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR (Celin), que é um dos 28 postos aplicadores do exame no Brasil e o único em Curitiba.

Aplicado desde 1998, o Celpe-Bras é o exame oficial brasileiro para certificação de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros. Além de um instrumento de avaliação, é considerado um meio de promoção internacional da Língua Portuguesa. E este será justamente o foco da quarta edição do simpósio: a discussão do exame Celpe-Bras como instrumento de política linguística. O evento pretende promover a troca de conhecimentos sobre o tema e o aperfeiçoamento técnico dos profissionais envolvidos, além de divulgar o exame.

O Celpe-Brasfoi criado para atender, inicialmente, estrangeiros que frequentavam as universidades federais. Com o tempo, passou a atender também outros públicos, como pessoas interessadas na validação de diplomas ou estrangeiros cujos empregadores recomendam a realização do exame.

O número de participantes cresceu significativamente desde a sua criação: foram 127 candidatos na primeira edição, em 1998, e 12.695 no ano passado. O exame é aplicado duas vezes por ano, sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Hoje, além dos 28 postos aplicadores no Brasil, o Celpe-Bras mantém 58 postos no exterior. São instituições de ensino superior, representações diplomáticas e missões consulares, centros e institutos culturais interessados na difusão da Língua Portuguesa.

O simpósio

Cerca de 300 pessoas são esperadas para o simpósio, que acontecerá de 9 a 11 de novembro. A conferência de abertura – com o tema “A internacionalização da Língua Portuguesa é um projeto viável?” – será proferida a partir das 8 horas do dia 9, pelo professor e ex-reitor da UFPR Carlos Alberto Faraco, que é um dos mais respeitados linguistas brasileiros. No encerramento, a conferência ficará a cargo da professora Matilde Scaramucci, da Unicamp, com o tema “O exame Celpe-Bras: letramento em avaliação e efeitos retroativos positivos”.

A programação inclui minicursos, palestras e mesas redondas, com a participação de professores e pesquisadores de várias instituições. Entre os temas que serão discutidos estão políticas linguísticas, avaliação e letramento, aspectos interculturais do exame Celpe-Bras, formação de professores e capacitação de aplicadores.

Grupo de trabalho especial

No dia 8 de novembro, antes da abertura do simpósio, haverá um pré-evento: um grupo de trabalho formado por representantes convidados do governo federal e das instituições de ensino superior que ofertam curso preparatório para o exame Celpe-Bras para alunos selecionados pelo PEC-G – programa do Ministério da Educação e do Itamaraty que oferece vagas em universidades brasileiras para alunos de países em desenvolvimento.

A intenção é discutir a padronização do acolhimento e do atendimento aos alunos do chamado Pré PEC-G – período em que os estudantes provenientes de países em que não há aplicação do exame Celpe-Bras frequentam o curso de Português para Estrangeiros nas universidades credenciadas.

IV Simpósio Internacional Celpe-Bras
Dias 9, 10 e 11 de novembro
No Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin – UFPR)
Inscrição para ouvintes – até 31 de outubro