Ciência e Tecnologia

UFPR vai inscrever propostas de pesquisa nos editais da Fundação Araucária

Maria de Lurdes Welter Pereira     24 de janeiro de 2012 - 10h50

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR vai inscrever 22 projetos nas seis linhas de pesquisa disponibilizadas pela Fundação Araucária, que aplicará neste começo de 2012 cerca de R$ 2.075.000,00 em novos estudos científicos. O prazo para inscrição de propostas vai até o dia 22 de fevereiro. Segundo o coordenador geral dos programas de pós-graduação stricto sensu Edilson Sérgio Silveira, a UFPR vai submeter propostas em todos os editais.

Além do Pronex, que financia estudos considerados de excelência, há chances de obter recursos no Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem); PPP- Primeiros Projetos, destinado aos pesquisadores que acabaram de concluir o doutorado; além do programa produtividade voltado aos cientistas que já têm boa produção de pesquisa e ainda as linhas que apóiam os cursos de mestrado e doutorado com notas 5 e 6. A meta é proporcionar condições para que essas áreas obtenham notas melhores.

Para esses cursos o apoio financeiro varia entre R$50 e R$70 mil, que podem ser utilizados em viagens para seminários, participação de bancas e apresentação de trabalhos em encontros. O edital da Fundação Araucária tem a finalidade de promover o crescimento e a consolidação dos grupos de pesquisa das instituições de ensino superior públicas ou privadas do Estado do Paraná.

Os editais de cada linha de financiamento estão no site da Fundação Araucária:www.fundacaoaraucaria.org.br.