Ciência e Tecnologia

UFPR terá mestrado de dupla titulação com universidade alemã na área de Engenharia Mecânica

Helen Mendes     20 de março de 2015 - 19h44

Campus da Technische Hochschule Ingolstadt, que terá mestrado em parceria com UFPR. Foto: THI

A UFPR terá o seu primeiro mestrado de dupla titulação com a universidade alemã Technische Hochschule Ingolstadt (THI). A assinatura do acordo de cooperação foi feita no dia 4 de março, na THI, pelo reitor da universidade alemã, Walter Schober, e pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UFPR, Edilson Silveira.

Para participar desta dupla diplomação, o aluno deverá estar matriculado no mestrado em Engenharia Mecânica da UFPR ou, no caso dos alunos da Alemanha, no mestrado em International Automotive Engineering da THI. O aluno receberá o título de mestre dos dois cursos.

O Pré-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UFPR, Edilson Silveira, e o reitor da THI, Walter Schober, assinam acordo de cooperação. Foto: THI

A UFPR já tem parceria com a Technische Hochschule Ingolstadt desde 2013 por meio do AWARE, um projeto de cooperação de longo prazo do qual também participa a UFSC. As atividades do programa incluem visitas de colaboração e projetos de pesquisa no campo da mobilidade.

Segundo Edilson Silveira, um dos objetivos do programa desde o início era institucionalizar uma dupla diplomação de mestrado.

Os alunos passarão o primeiro semestre na universidade de seu país de origem e outros dois semestres na universidade parceira. Quem entrar no programa neste ano já participará do intercâmbio. Dez alunos da UFPR serão selecionados para a temporada em Ingolstadt, cidade sede da montadora alemã Audi. Os primeiros mestrandos devem ir para a Alemanha no início de 2016.

“Nós sempre tentamos trazer uma experiência internacional aos estudantes. Isto é muito importante, porque hoje as empresas são internacionais”, disse Silveira.

A parte comum entre os mestrados brasileiro e alemão será ofertada em inglês. Os docentes da UFPR também ministrarão as aulas e orientarão os alunos em inglês. A apresentação do projeto e a defesa da dissertação também serão feitas na língua inglesa.

Meio Ambiente Urbano e Industrial

Outra parceria da UFPR com uma universidade alemã está se encaminhando para a implantação de mestrado de dupla titulação. O Programa Internacional de Mestrado Profissional Meio Ambiente Urbano e Industrial (PPGMAUI), criado em 2008, é oferecido pela UFPR em parceria com o Senai/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná) e a Universidade de Stuttgart.

Professores alemães já visitam periodicamente a UFPR para aulas e orientações do PPGMAUI. O acordo de dupla titulação deve ser aprovado pelas duas instituições ainda em 2015, de acordo com Edilson Silveira.