Ensino e Educação

UFPR sedia simpósio internacional sobre exame que atesta proficiência em Língua Portuguesa

Jéssica Tokarski     9 de novembro de 2017 - 12h08

Aconteceu nesta quinta-feira (9) a abertura do IV Simpósio Internacional Celpe-Bras (Sincelpe), que reúne pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, professores e coordenadores de postos aplicadores do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros.

O Sincelpe constitui um espaço de reflexão e discussão que oferece subsídios para a divulgação, o conhecimento e o aperfeiçoamento do Celpe-Bras, importante instrumento de avaliação e de promoção internacional da língua portuguesa.

Foto: Marcos Solivan

Nesta edição, o evento está focado em debates e reflexões que abordam o Celpe-Bras como instrumento de política linguística. A organização é do Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR (Celin), que é um dos 28 postos aplicadores do exame no Brasil e o único em Curitiba.

A programação se estende até sábado (11) e inclui palestras, mesas redondas, minicursos, sessões coordenadas, comunicações individuais e conferências. Entre os palestrantes e pesquisadores estão professores da Universidade Federal do Paraná, diversas instituições de ensino brasileiras e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Na última quarta-feira (8) houve um pré-evento que discutiu ações relacionadas ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) do Ministério da Educação. O programa oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. “Estiveram presentes representantes do Ministério da Educação e do Ministério das Relações Exteriores que, junto a outros representantes de universidades federais, discutiram ações para aprimorar o programa que já tem mais de 50 anos de existência”, conta Luiz Gardenal, diretor do Celin.

Exame Celpe-Bras

Aplicado desde 1998, o Celpe-Bras é o exame oficial brasileiro para certificação de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros. Além de um instrumento de avaliação, é considerado um meio de promoção internacional da Língua Portuguesa.

Foto: Marcos Solivan

O Celpe-Brasfoi criado para atender, inicialmente, estrangeiros que frequentavam as universidades federais. Com o tempo, passou a atender também outros públicos, como pessoas interessadas na validação de diplomas ou estrangeiros cujos empregadores recomendam a realização do exame.

Hoje, além dos 28 postos aplicadores no Brasil, o Celpe-Bras mantém 58 postos no exterior. São instituições de ensino superior, representações diplomáticas e missões consulares, centros e institutos culturais interessados na difusão da Língua Portuguesa.

Um dos postos aplicadores é o Celin/UFPR, que realiza a formação dos aplicadores da prova oral e operacionaliza a aplicação da prova escrita. A instituição é referência no ensino da língua portuguesa para estrangeiros no Paraná.

“Nossa equipe é experiente e tem promovido o conhecimento, o estudo, a confecção de artigos científicos e trabalhos de mestrado e doutorado na área para aprimorar nossa ação. Com a promoção do idioma e das políticas linguísticas, podemos abrir portas e colocar o português brasileiro no cenário mundial lado a lado com o português de Portugal”, comenta Ester Roos de Menezes, coordenadora do setor de Acordos e Convênios do Celin e aplicadora credenciada do Exame Celpe-Bras.

Matilde Scaramucci, integrante da Comissão Técnica do Celpe-Bras, destaca que exames de proficiência são instrumentos muito potentes de políticas, por serem capazes de determinar uma direção no ensino da língua. “É o caso do Celpe-Bras que tem impactos muito positivos na promoção da língua portuguesa internacionalmente e no direcionamento do ensino de português no Brasil e no exterior”, relata.

De acordo com Matilde, existe uma demanda muito grande para o aprendizado da língua portuguesa e o exame, que hoje é obrigatório em algumas situações, como para ingressar no PEC-G, veio incentivar isso.

O número de participantes cresceu significativamente desde a criação do exame: foram 127 candidatos na primeira edição, em 1998, e 12.695 no ano passado. O exame é aplicado duas vezes por ano, sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Confira a programação do evento.

Mais informações sobre o Celpe-Bras: http://portal.inep.gov.br/acoes-internacionais/celpe-bras