Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

UFPR sedia Simpósio internacional de Farmacognosia e Farmacobotânica

Jéssica Tokarski     9 de agosto de 2017 - 13h46

A Universidade Federal do Paraná está sediando o XI Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, que se realiza em conjunto com o XVI Simpósio Latino Americano de Farmacobotânica. O congresso acontece nos dias 9, 10 e 11 e tem o objetivo de mostrar a importância dessa área no contexto da Farmacognosia atual e das Ciências Farmacêuticas. Para isso, traz para palestrar convidados de diversas partes do Brasil, América Latina, Europa e Estados Unidos.

O simpósio terá cursos, palestras e apresentações de trabalhos científicos nas áreas afins do ensino e da pesquisa de plantas medicinais (Farmacobotânica, Etnofarmacologia, Aspectos químicos e analíticos de plantas medicinais, Atividade biológica in vitro, Atividade biológica in vivo, Controle de qualidade e Tecnologia de Fitoterápicos, e Ensino de Farmacognosia). Haverá, ainda, mesas redondas e oficinas práticas – nas quais os participantes vivenciarão experimentos que podem ser aplicados no dia a dia.

Com a proposta inovadora de incentivar e valorizar pesquisadores em potencial, o congresso dá a oportunidade para que sete pesquisadores apresentem seus trabalhos em forma de minipalestras. “Temos certeza que bons trabalhos estão sendo desenvolvidos no Brasil e na América Latina por pesquisadores não tão conhecidos e que dificilmente seriam convidados para proferirem palestras em um evento como este”, conta Cid Aimbiré Santos, professor do Departamento de Farmácia da UFPR e presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia.

Foto: Leonardo Bettinelli

A intenção é abordar a Farmacognosia no Brasil, trazendo pessoas de fora e que estão vivendo isso lá para mostrar para os nossos jovens estudantes e pesquisadores a importância e o campo que ainda temos a explorar”, diz Santos. Outro aspecto de destaque é a discussão a respeito da conscientização sobre a valorização das revistas científicas brasileiras. Diversos editores de periódicos da área debaterão de que forma é possível mudar a consciência dos pesquisadores brasileiros e mostrar a importância das publicações locais.

Para salientar a relevância das plantas medicinais, até a credencial é feita de sementes. O papel contém sementes de papoula. Assim, pode-se picar a credencial em pequenos pedaços, plantar e regar que ela florescerá.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Farmacognosia, o evento é organizado por uma comissão composta por professores e acadêmicos de Farmácia. O público-alvo constitui-se de estudantes, pesquisadores, professores e cientistas que têm interesse na área de plantas medicinais relacionadas à Farmacognosia e à Farmacobotânica.

Discussões sobre o uso medicinal da Cannabis, com seminário sobre a experiência de sua venda legal no Uruguai, sobre a Química Verde, o Controle de Qualidade de Plantas medicinais e Plantas alimentícias não-convencionais são destaques na programação.

Credenciais contendo semente de papoula. Foto: Leonardo Bettinelli

Farmacognosia

A Farmacognosia é o ramo mais antigo das ciências farmacêuticas e tem como alvo de estudo os princípios ativos naturais, sejam animais ou vegetais. A definição mais ampla diz que a Farmacognosia é a aplicação simultânea de várias disciplinas científicas com o objetivo de conhecer fármacos naturais sob todos os aspectos.

É uma ciência multidisciplinar que contempla o estudo das propriedades físicas, químicas, bioquímicas e biológicas dos fármacos ou dos fármacos potenciais de origem natural assim como busca novos fármacos a partir de fontes naturais.

Mayumi Sato, professora aposentada do Departamento de Farmácia da UFPR e componente da comissão organizadora do evento, salienta a importância dessa ciência: “Cada vez mais as pessoas procuram fugir dos medicamentos sintéticos e buscar as plantas medicinais. Porém, para isso é fundamental muita pesquisa, pois é o meio acadêmico e os pesquisadores que precisam comprovar os resultados”.

Participação

Pesquisadores, professores, cientistas e acadêmicos do Brasil inteiro e de outros países participam do evento, que dá direito a certificado. Porém, mesmo sem ter feito a inscrição prévia, os interessados podem assistir às palestras de forma gratuita.

Informações

Data: De 9 a 11 de agosto

Local: Setor de Ciências Sociais e Aplicadas – Campus Botânico

Confira a programação completa do simpósio no site do evento.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR