+ UFPR

UFPR sedia primeiro curso de inglês como meio de instrução na Oxford University no Brasil

Superintendência de Comunicação Social     13 de julho de 2016 - 18h00

A pesquisadora-sênior Julie Dearden, do Departamento de Educação da Universidade de Oxford (Inglaterra), estará em Curitiba no próximo dia 18 para proferir palestra sobre o tema “Can EMI professors and English teachers work together?”. Aberta ao público e gratuita, a palestra será promovida às 17h30 no Anfiteatro 1000 (10º andar),  no Edifício D. Pedro I, no campus central da UFPR.

A palestra marca a abertura do primeiro Curso de Inglês como Meio de Instrução da Oxford University no Brasil – Oxford EMI at UFPR, que será desenvolvido de 18 a 22 de julho. O curso terá 40 horas, com 8 horas diárias de atividade, de 2ª à 6ª feira, e será promovido na sala 1005b do Edifício D. Pedro I. As aulas começarão pontualmente às 9h00 (fuso horário de Brasília) e os participantes receberão certificados.

A UFPR tem 12 participantes, que são patrocinados pelo Programa. Serão abertas um total de 17 vagas. Julie Dearden é pesquisadora-sênior da Oxford e coordenadora do curso. Na UFPR, o coordenador é o professor Ron Martinez.

Programa UFPR Internacional

A iniciativa foi articulada pelo Programa UFPR Internacional, cujo coordenador-geral é o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari. Desde 2014, o projeto incentiva a inclusão da língua inglesa nos processos de ensino- aprendizagem dos programas de pós-graduação da UFPR. A oferta inicial de capacitação em EMI ocorreu em novembro de 2014, na Oxford University, em parceria com o British Council, e envolveu 14 participantes de diferentes programas da Universidade Federal do Paraná.

Em 2016, o programa desenvolveu parceria com o EMI Centre for Research and Development on English Medium Instruction at the Oxford University Department of Education  para ofertar o mesmo programa de EMI na UFPR, pela primeira vez no Brasil, e com subvenção especial da UFPR para docentes selecionados.

O Programa UFPR Internacional oferece: apoio à produção e publicação de versão inglesa de textos científicos e material didático; bolsas para alunos monitores em língua inglesa; curso de inglês para internacionalização ofertado para professores, técnico-administrativos e alunos de pós-graduação; e capacitação em inglês como Meio de Instrução (English as a Medium of  Instruction- EMI).