Ensino e Educação

UFPR sedia Congresso Internacional de Literatura Portuguesa

Superintendência de Comunicação Social     2 de outubro de 2017 - 16h13

Pesquisadores de seis países estão em Curitiba para o o XXVI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP), que começou nesta segunda-feira (2). O evento tem como tema central “Ensino e pesquisa da literatura portuguesa no Brasil e no mundo” e continua até a próxima sexta-feira, dia 6 de outubro, no Campus Reitoria da UFPR e no Círculo de Estudos Bandeirantes.

Principal evento da área, o Congresso acontece a cada dois anos e em 2017 reúne pesquisadores de seis países (incluindo Brasil e Portugal). A UFPR apresentou sua candidatura na última edição, realizada em Manaus, e conquistou a maioria dos votos dos membros da Associação para sediar as atividades.

A cerimônia de abertura, no Teatro da Reitoria, contou com as presenças do reitor Ricardo Marcelo Fonseca; da presidente da ABRAPLIP, Patrícia da Silva Cardoso; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Francisco Mendonça; da diretora do Setor de Ciências Humanas, Lígia Negri; da chefe do Departamento de Literatura e Linguística, Adelaide Pescatori Silva, e da vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Letras, Denise Kluge.

Em seu discurso, o reitor enfatizou a importância do Congresso como forma de defesa do saber em meio ao momento crítico que o ensino superior nacional enfrenta. “A grande tristeza é que hoje a pesquisa é rebaixada a uma mera despesa, não um investimento. Mas não paramos. Um evento Internacional como esse serve para demarcar essa resistência que acontece na UFPR e em todas as universidades públicas”, afirmou.

A presidente da ABRAPLIP explica a relevância do evento sob a ótica da Instituição. “A nossa associação é uma das mais antigas do Brasil em atividade. Esse Congresso é uma prova da importância da pesquisa ao mostrar a longevidade e o vigor da ABRAPLIP”.

A programação completa está disponível no link http://www.abraplip.org.br/wp-content/uploads/2017/06/Altera%C3%A7%C3%B5es-na-programa%C3%A7%C3%A3o1.pdf. Para mais informações, acesse www.abraplip.org.br.