Ensino e Educação

UFPR se integra ao Open Education Consortium, órgão internacional que promove a educação aberta

Superintendência de Comunicação Social     21 de julho de 2016 - 13h29

A Universidade Federal do Paraná, por meio do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Aberto (REA/PR), integra agora o Open Education Consortium, entidade sem fins lucrativos que opera em todo o mundo com a missão de promover e apoiar o avanço da educação aberta. Esse é um dos frutos da III Semana de Educação Aberta, que aconteceu em 8 de junho, e ajuda no reconhecimento e divulgação da UFPR junto à comunidade internacional. O REA/PR é coordenado pela Professora Marineli Meier (Cipead/Prograd).

A Open Education é uma rede global de instituições de ensino, indivíduos e organizações que apoiam uma abordagem à educação baseada na abertura, incluindo a colaboração, inovação e desenvolvimento coletivo e uso de materiais educacionais abertos. A UFPR foi aceita como um “Consórcio Associado”, caracterização obtida por meio da parceria com as instituições UTFPR, IFPR, UEM, UEL, UEPG, UNILA, SEAE-PR e ESAF.

As políticas de incentivo à Educação Aberta da UFPR são reconhecidas e indicadas como bons exemplos no Relatório Final do Projeto eMundus/2015, suporte para o programa Erasmus Mundus da Comissão Europeia que investiga a educação aberta em alguns países.

Essas ações vão ao encontro das novas diretrizes e normas nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE). Por meio da Resolução nº 1, de 11 de março de 2016, a Câmara de Educação Superior do CNE estabelece que “As instituições de educação superior […] que financiem ou fomentem a educação superior a distância, devem assegurar a criação, a disponibilização, o uso e a gestão de tecnologias e recursos educacionais abertos, por meio de licenças livres […]” que favoreça o reuse, revise, remixe e redistribuição de recursos educacionais abertos.

Conheça as políticas da UFPR: Resolução 10/14 e Resolução 14/14 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Mantenha-se informado; acompanhe o site do REA Paraná e a página do Programa no Facebook.

Com informações da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância (Cipead/Prograd/UFPR)