Extensão e Cultura

UFPR promove simpósio sobre manejo populacional sustentável de cães e gatos

Simone Meirelles     11 de agosto de 2017 - 16h19

(foto Samira C. Neves)

Será realizado no dia 31 de agosto o Simpósio Paranaense Manejo Populacional Humanitário e Sustentável de Cães e Gatos. O evento é promovido plea UFPR por meio do Projeto de Extensão Medicina Veterinária em Ação nas Comunidades e dos residentes de Medicina Veterinária do Coletivo pela Universidade Federal do Paraná. As inscrições estão abertas e são gratuitas, podendo ser feitas através do link: https://goo.gl/forms/PqTBYKKU4bvnZjup1.  O Simpósio tem apoio da World Animal Protection (WAP) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).

Cães e gatos errantes são uma realidade em toda a América Latina, podendo trazer prejuízos para a saúde humana, animal e também para o meio ambiente. O abandono animal é um problema de saúde pública, necessitando de estudos sobre a sua epidemiologia para que medidas efetivas possam ser implantadas, monitoradas e implementadas. Também é um problema que afeta o bem-estar desses animais  e, por esse motivo, secretarias municipais do meio ambiente têm sido as responsáveis pela gestão dos programas para o manejo populacional de cães e gatos (MPCG) juntamente com as secretarias de saúde.

Segundo a professora Rita de Cassia Garcia, da disciplina de Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR, as estratégias que devem ser  implantadas pelos municípios já estão bem documentadas e envolvem a estimativa da população animal e diagnóstico do município; legislação pertinente;  educação sobre a guarda responsável, sensibilização para a vida animal (educação humanitária), prevenção dos riscos (zoonoses, agressões, etc); controle reprodutivo;  manejo ambiental; cuidados da saúde e promoção do bem-estar animal; controle do comércio e vários outros itens.

Atualmente, nenhum município paranaense implantou o programa completo de Manejo Populacional de Cães e Gatos, apenas estratégias pontuais. Assim, o Simpósio Paranaense tem como objetivo a troca de experiências entre os municípios para que sejam identificados os pontos críticos e os facilitadores para os programas de manejo. Além disso, capacitar os participantes para auxiliar a implantação de programas completos nos municípios e para os cuidados necessários para a promoção da qualidade de vida dos animais em situação de abrigo.

As atividades do Simpósio acontecerão no auditório do Prédio Didático do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, em Curitiba (Rua dos Funcionários, 1540, Cabral), das 9 às 16 horas.