Ciência e Tecnologia

UFPR promove Semana de Aperfeiçoamento em Engenharia Florestal

Simone Meirelles     14 de junho de 2017 - 17h34

Sede do Cifloma

Será realizada de 17 a 21 de julho a primeira Semana de Aperfeiçoamento em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná. O evento, organizado pelo programa de pós-graduação em Engenharia Florestal,  tem como objetivo oferecer a estudantes de área de todo Brasil a oportunidade de intercâmbio institucional, além da difusão de conhecimentos relacionados às várias linhas de especialização profissional deste segmento.  As inscrições são gratuitas e cada participante tem o direito de participar do ciclo de palestras e de um dos minicursos. Interessados em apresentar resumos devem enviar trabalhos até o dia 30 de junho.

As palestras começam às 8 horas do dia 17. A abertura terá como tema Empreendedorismo, com Ivan Tomaselli, fundador e diretor presidente da STCP Engenharia de Projetos. No dia 1, às 17 horas, o engenheiro Rafael Andrade aborda Construções em Wood Frame. A palestra do dia 19, às 17 horas, será sobre o Uso de Vant para fins florestais, com Márcio Polanski. A programação para dia 20, no mesmo horário, é a palestra “Estatísticas e diretrizes que o setor de base florestal de Santa Catarina está planejando para os próximos 25 anos”, com Mauro Itamar Murara Junior, Diretor Executivo da Associação Catarinense de Empresas Florestais – ACR. Dia 21 terá duas palestras, às 14 horas, com Clewerson Frederico Scheraibern falando sobre “Utilização do SIG na Klabin” e às 15h, com Arnaldo Satoru Gunzi, consultor de projetos da Klabin S.A. , abordando “Pesquisa Operacional na Klabin”.

Estão confirmados quinze minicursos. As áreas englobadas por eles são Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais; Conservação da Natureza; Manejo Florestal, Economia Florestal e Silvicultura.

As atividades serão no Centro de Ciências Florestais e da Madeira da UFPR (Cifloma), na Av. Pref. Lothário Meissner, 632, campus Jardim Botânico.

Mais informações e inscrições são obtidas nos links:  www.even3.com.br/iseaflor e  http://www.floresta.ufpr.br/pos-graduacao/.