Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR Pensando o Brasil: violência de gênero será tema de debate nesta quarta-feira

Superintendência de Comunicação Social     21 de novembro de 2017 - 14h04

A violência de gênero será o tema da próxima edição do UFPR Pensando o Brasil, que vai reunir nesta quarta-feira (22) cinco pesquisadoras para debater a questão. O debate, aberto a qualquer interessado e com entrada gratuita, acontecerá a partir das 19 horas, no Auditório Professor Ulysses de Campos, no Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Haverá transmissão ao vivo pela UFPR TV.

Para debater o assunto, a UFPR convidou Heloisa Buarque de Almeida, professora de Antropologia da USP e membro da Rede Não Cala USP, que reúne professoras pelo fim da violência de gênero; Mariléa de Almeida, doutoranda em História pela Unicamp, onde desenvolve pesquisa sobre práticas políticas contemporâneas de mulheres quilombolas do Rio de Janeiro; e Clara Maria Roman Borges (UFPR), professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR.

A mediação do debate será feita pela professora do Setor de Educação Maria Rita de Assis César, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR e atualmente pró-reitora de Assuntos Estudantis.

Para fazer a apresentação, foi convidada a professora do Departamento de História da UFPR Ana Paula Vosne Martins, pesquisadora da área de história das mulheres, história do corpo e das sexualidades, história da maternidade, história da assistência e da filantropia e história da escrita de mulheres.

O debate faz parte de um ciclo que a UFPR bem realizando desde junho, sobre temas importantes da atual agenda brasileira.  Já estiveram em pauta temas como as reformas trabalhista e da Previdência e as fake news.

 

UFPR Pensando o Brasil

Debate sobre violência de gênero

Data: 22 de novembro, quarta-feira

Hora: a partir das 19 horas

Local: Auditório Professor Ulysses de Campos – Setor de Ciências Sociais Aplicadas – Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632 – Jardim Botânico

 

Participantes:

Ana Paula Vosne Martins (UFPR) – apresentadora

Doutora em História pela Unicamp (2000) com pós-doutorado realizado na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz em 2004 e na Universidade Federal Fluminense em 2016.  Professora associada do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, onde atua desde 1993. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR entre 2011 e 2013. Foi vice-diretora do Setor de Ciências Humanas entre 2013 e 2014 e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR até 2015. É orientadora de mestrado e doutorado no PGHIS/UFPR. Área de pesquisa/atuação: história das mulheres, história do corpo e das sexualidades, história da maternidade, história da assistência e da filantropia, história da escrita de mulheres.

 

 

Heloisa Buarque de Almeida – debatedora

Professora de Antropologia da USP, doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, atual voordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Entre 2014-2015 coordenou o programa USP Diversidade, que visa combater as desigualdades de gênero, sexualidade e raça na universidade. Foi membro da Diretoria da Associação Brasileira de Antropologia na gestão 2013-2014, e atualmente é membro do Comitê de Gênero e Sexualidade da mesma associação. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana e Marcadores Sociais da Diferença, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mídia, consumo, família, corpo, violência de gênero. Faz parte da Rede Não Cala – USP – Rede de professoras pelo fim da violência de gênero.

 

Mariléa de Almeida (USP)   – debatedora

Doutoranda em História pela Unicamp, onde desenvolve a pesquisa sobre práticas políticas contemporâneas de mulheres quilombolas do Rio de Janeiro. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo. Em 2015, realizou o doutorado sanduíche na Columbia University (Nova York), cuja pesquisa focalizou os usos da interseccionalidade nas experiência teóricas dos feminismos negros estadunidenses entre as décadas de oitenta e noventa. Mestre em História pela Universidade Severino Sombra. Especialista (Pós-graduação lato sensu) em Filosofia pelo Centro Universitário de Barra Mansa. Especialista (Pós-graduação lato Sensu) em História do Brasil Pós Trinta pela Universidade Federal Fluminense. Entre 1998 e 2011, foi professora de história nos segmentos fundamental e médio nas redes públicas estadual e municipal no Estado do Rio de Janeiro, além de atuar na educação de surdos. No ensino superior,  possui  experiência na rede privada (2007-2013). Igualmente exerceu a função de professora-orientadora no projeto REDE FOR/UNICAMP (2011-2012),  no curso de Especialização Lato Sensu para professores da Rede Pública de Ensino no Estado de São Paulo. Dialoga principalmente com as teorizações propostos pelos feminismos negros e a filosofia da diferença sobre os temas em torno do  racismo, sexismo, corpo, afeto e política.

 

Clara Maria Roman Borges (UFPR)  – debatedora

Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Curso de Direito da Universidade Positivo. Professora associada do Departamento de Direito Penal e Processual Penal da UFPR. Coordenadora do PPGD-UFPR. Professora da Universidade Positivo.  http://lattes.cnpq.br/2956229202316120

 

Maria Rita de Assis César (UFPR) – mediadora

Atualmente é pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPR.. Professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná – UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) – PPGE/UFPR. Coordenadora do LABIN – Laboratório de Investigação em corpo, gênero e subjetividade na Educação (CNPq/UFPR). Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero (CNPq/UFPR). Coordenadora do GT 23 Gênero, sexualidade e educação da ANPED (2015-2017).

 


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2017 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR