Ensino e Educação

UFPR participa de Jornada da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu

Aline Fernandes França     24 de outubro de 2017 - 18h32

Uma comitiva com dez estudantes da Universidade Federal do Paraná participou da 25ª edição da Jornada de Jovens Pesquisadores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) na última semana. O evento aconteceu na Universidade Nacional de Itapúa, localizada na cidade de Encarnación, no Paraguai.

Foram selecionados estudantes de graduação e mestrado para a comitiva. A presidente da comissão de seleção de trabalhos, professora Roberta Paulert, do setor Palotina, também participou do evento.

Os estudantes da UFPR realizaram apresentações orais e de banners em seis áreas. “A nossa atuação no evento é importante não só na área científica, mas também em relação à questão cultural. A Jornada busca a integração entre os alunos”, avalia a professora Roberta Paulert.

As atividades ocorreram entre os dias 18 e 20 de outubro. O Grupo Montevidéu engloba seis países – Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai.

Jornada de Jovens Pesquisadores AUGM

A Jornada é realizada desde 1993 e reúne jovens pesquisadores de várias universidades que integram a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

O objetivo é promover o relacionamento entre países da região, em busca do desenvolvimento de redes interpessoais e de caráter científico e acadêmico.

Nesta 25ª edição, o evento contou com 591 trabalhos de pesquisa em 31 áreas, de 24 universidades de 6 países latino-americanos.

Premiação

A estudante de graduação da UFPR Melice Gois de Oliveira recebeu menção honrosa na categoria pôster. Ela apresentou o trabalho “O desafio de dizer ‘não’”, na área de saúde humana.